Conchiglioni aos três queijos

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Conchiglioni aos três queijos
Depois de provar as alegrias de um Mac' n' Cheese, me apaixonei por essa história de preparar massas ao forno.

Minha última aventura foi preparar conchiglioni com recheio de três queijos, inspirada pela Tatiana, do ótimo Panelaterapia. Como não anotei todas as medidas do que usei, vou me limitar a contar como fiz.

Primeiro, preparei o molho de tomate: numa panela, fritei bacon em cubinhos em sua própria gordura. Em seguida, adicionei cebola e alho picadinhos e refoguei um pouco. Adicionei tomates frescos sem peles ou sementes, sal e um tiquinho de açúcar para corrigir a acidez. Deixei cozinhar por uns 25 minutos, panela aberta. Ao final, somei folhinhas de manjericão fresco e um tiquinho de catchup, para o molho ficar mais vermelhão. Também adicionei um pouco de água para ele não ficar encorpado demais. Reservei.

Feito isso, coloquei água salgada para ferver e nela cozinhei os conchiglioni pela metade do tempo recomendado pelo fabricante. Escorri a massa, passei por água fria (para interromper o cozimento) e escorri de novo. Reservei também.

Preparei então o recheio de queijo. No multiprocessador, processei muçarela, prima donna e gouda (eram os queijos que eu tinha em casa, mas use os que achar melhor). Adicionei tomilho fresco e requeijão cremoso, para dar liga, e pulsei até obter uma pasta.

Com o auxílio de uma colher de chá, recheei cada conchiglione com um pouco da pasta de queijo.

Aí foi só montar o prato para ir ao forno: numa forma refratária, despejei o molho de tomates. Acomodei as conchinhas recheadas, espalhei queijo parmesão ralado por cima e levei ao forno preaquecido a 180ºC por 15 minutos. Ao final, liguei o grill do forno para ajudar o queijo a gratinar.

Ficou bom demais :-D

4 comentários:

Sarah Faria disse...

Babei aqui com essa receita, deve ter ficado maravilhoso mesmo! Vou tentar aqui em casa na próxima reunião!
Parabéns belo blog e belas lindas fotos!
Comecei o meu recentemente e ainda estou apanhando um pouco se quiser conhecer acesse: http://tricotandonacozinha.blogspot.com/

ameixa seca disse...

Sou louca por queijos e por massas gratinadas, que bom aspecto :)

Kelly disse...

Hum... Suas receitas são ótimas! FAz tempo que passo por aqui, mas somente hj passei a seguir seu blog...
Abço!!!

www.amenidadesdekelly.blogspot.com

Elen disse...

Delíciaaaa!!! Se tem uma coisa q eu amo demais nesse mundo é massa! :)
Parabéns pelo blog.
seguindo...
Abs.
Elen.
www.noznamoscada.blogspot.com

Printfriendly