Pão de semolina e gérmen de trigo

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Este é um pão que eu faço frequentemente aqui em casa. É bem simples, mas faz bonito em sanduíches ou tostadinho, com manteiga ou geleia. A receita é minha e foi inspirada em um pão que o hômi adora - a ‘ciabatta’ do Jamie Oliver (que, de ciabatta, só tem o nome).

Pão de semolina e gérmen de trigo

Ingredientes:

375 g de farinha de trigo
75 g de semolina de trigo
50 g de gérmen de trigo
1 colher (chá) de sal
3 colheres (chá) de açúcar
1 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
300 ml de água morna
3 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo:


Misture todos os ingredientes secos (inclusive o fermento) em uma tigela. Faça uma cova no centro e despeje a água ali. Trabalhe a massa com uma colher de pau ou com as mãos até que ela tenha consistência suficiente para ser transferida para a superfície de trabalho. Eu costumo trabalhar essa massa sem adicionar nadinha de farinha, mas se isso fizer você se sentir melhor, enfarinhe levemente a superfície de trabalho antes de começar a sovar.

Quando a massa estiver quase no ponto, afunde-a no centro e despeje uma colher (sopa) de azeite nesta cova. Trabalhe a massa até que o azeite seja absorvido. Repita a operação mais duas vezes. Terminada essa etapa, acomode a massa em uma tigela untada com mais um pouquinho de azeite, cubra com filme plástico. Deixe a massa em local protegido de correntes de ar para que ela cresça até dobrar de volume.

Passada essa etapa, extraia o ar da massa trabalhando-a sobre a superfície de trabalho. Molde-a como preferir (eu recomendo fazer um filão e acomodar em forma de bolo inglês média, untada e enfarinhada). Deixe crescer novamente por uns 40 minutos. Enquanto isso, preaqueça o forno a 180ºC.

Leve o pão ao forno até que ele ganhe uma cor acastanhada e que emita um som oco, ao levar pancadinhas com os dedos. Deixe esfriar sobre uma grade antes de comer.

6 comentários:

lívia e lucia disse...

Humm quantas tentações aqui nesse cantinho estava me deliciando com as suas receitas adorei bjs!

angela disse...

tenho usado bastate germem de trigo, e esta é mais uma boa opção. bjs

Gina disse...

Acredita que nunca usei semolina? O gérmem sim, várias vezes.
Publiquei hoje um bolo com farinha de coco e mencionei você. Sugestão para usar a sua farinha, ok?
Bjs.

ameixa seca disse...

Que cor maravilhosa :)

Ana disse...

Acho que ficou um encanto este pão.
Beijinhos

Kleber Godoy disse...

Oi,

Gostei!! Volto para ver mais...

Abraços,

Printfriendly