Brownie com farinha de trigo integral

sábado, 24 de setembro de 2011

Por mais de 30 anos, eu fui uma pessoa que simplesmente não entendia qual era a graça dos brownies. Claro, eu só havia comido aqueles industrializados, cheios de nozes apavorantes. Hoje em dia, mudei completamente de opinião e me tornei obcecada por brownies: estou sempre em busca da minha nova receita preferida.

Esta que estou publicando agora não é exatamente uma preferida. A textura lembra a de um bolo, e eu prefiro aqueles brownies que mais parecem doces de chocolate com casquinhas crocantes. Mas, gente, ele é feito com farinha de trigo integral, com açúcar mascavo... a consciência fica tão menos pesada! Além disso, é bem gostoso: o hômi comeu sem queixa alguma (e, até agora, não suspeita que se fartou de brownies integrais).

Brownies integrais
Receita adaptada daqui

Quer salvar esta receita no Pinterest ou nos seus bookmarks? Encontre-a no novo endereço do blog: nocalordofogao.com.br
O blog velhinho (ou seja, este aqui) será desativado definitivamente em 31/12/2019.

Ingredientes:

200 g de manteiga sem sal
2 xícaras de açúcar mascavo claro (eu usei escuro)
3/4 de xícara de cacau em pó
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento químico em pó
1 colher (chá) de pó para café espresso (não usei)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
4 ovos grandes
1 1/2 xícaras de farinha de trigo integral
2 xícaras de gotas de chocolate (usei gotas de chocolate branco e de meio amargo)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte levemente uma assadeira de 22 x 33 cm (se quiser, simplesmente forre-a com papel manteiga ou papel alumínio).

Numa tigela de vidro que possa ir ao micro-ondas, disponha a manteiga. Leve-a ao micro-ondas até que a manteiga derreta. Adicione então o açúcar e misture até combinar.

Devolva a tigela ao micro-ondas e aqueça novamente até que a mistura fique quente, mas não fervente (coloque pouco tempo de cada vez). Não se preocupe se a manteiga e o açúcar se separarem - mexa um pouquinho para que se recombinem. Aquecer a mistura por duas vezes ajuda a dissolver melhor o açúcar, o que facilita a formação de uma casquinha brilhante no topo dos brownies.

Transfira a mistura para uma tigela e adicione o cacau, o sal, o fermento, o pó para espresso, se usar e o extrato de baunilha. Misture bem. Acrescente em seguida os ovos, um a um, mexendo bem até incorporar.

Some então a farinha de trigo, batendo até obter uma mistura lisa. Para terminar, una as gotas de chocolate à massa, mexendo até que fiquem bem distribuídas.

Acomode a massa na assadeira preparada, alise a superfície com uma espátula e leve ao forno por 30 minutos ou até que o brownie passe no teste do palito. ATENÇÃO: teste do palito de brownie é diferente do de bolo. O palito do brownie deve sair com migalhas úmidas (não deve ficar nem coberto de massa crua, nem limpinho).

Tire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Depois de completamente frio, vem o trucão: cubra o brownie com papel alumínio e deixe que ele descanse por uma noite em local protegido. segundo os autores da receita, isto permite que a 'integralidade' da farinha fique mais macia e discreta.

4 comentários:

Ana disse...

Estão muito tentadores! Eu adoro chocolate, portanto de certeza que gosto dessa maravilha!

Marly disse...

Oi, Letrícia,

Acho que você está certíssima em buscar receitas alternativas, e se este brownie fosse simplesmente bom, já estaria de bom tamanho, mas se ainda é gostoso, já me ganhou completamente, rsrs.

Beijoca, boa noite e bom domingo!

Patricia Scarpin disse...

Tô chorando de rir com "nozes apavorantes", Lê. :D

Esse teu "problema" com brownies é o mesmo que eu tinha com cheesecakes: achava que não gostava até fazer um em casa. :D

Agora me deu vontade de comer brownie! Culpa sua, danadinha!
xx

Unknown disse...

Eu acabei de fazer, mas nao tinha margarina, coloquei óleo mesmo.

Printfriendly