Mais um bolo de limão-cravo

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Gente, eu sei, eu sou repetitiva. Pior: acho que sou obsessiva. Quando cismo com um bolo, testo tudo quanto é receita dele. Foi assim com bolo de banana, bolo de fubá, bolo de maracujá e, mais recentemente, com brownie e bolo de limão.

A estrela deste post saiu do lindo livro da Hummingbird Bakery que eu ganhei da minha irmã. Fiz algumas adaptações em relação à forma de preparo (usei o multiprocessador) e ao limão (usei limão-cravo). Como eu vinha de uma longa maré de azar com bolos, fiquei um pouco desconfiada dele, mas logo vi que era realmente um achado. Fácil de preparar, cheiroso, úmido, um pecado. O que mais pedir de um bolo de limão?

Fatias do bolo de limão-cravo (receita da Hummingbird Bakery)Receita adaptada deste livro lindo aqui

Ingredientes:

320 g de açúcar refinado
3 ovos
Raspas de 2 limões (eu descasquei bem superficialmente 3 limões-cravo e empreguei na receita)
350 g de farinha de trigo
1 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
250 ml de leite
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
200 g de manteiga sem sal derretida

Modo de preparo:

Esta receita originalmente é preparada em batedeira, mas preferi usar o multiprocessador. Vou contar como fiz.

Aqueça o forno a 170ºC. Prepare uma forma de bolo inglês untando-a e enfarinhando-a (usei formas de alumínio descartáveis - uma média e uma pequena).

Numa tigela, peneire juntos a farinha, o fermento e o sal. Em outra tigelinha, misture o leite e o extrato de baunilha. Reserve.

No copo do multiprocessador, bata o açúcar, os ovos e as cascas de limão até que as cascas de limão fiquem bem trituradinhas e o líquido, bem misturado.

Adicione 1/3 da farinha ao copo do multiprocessador e bata até incorporar. Em seguida, acrescente 1/3 da mistura de leite e bata novamente até ficar homogêneo. Repita a operação, alternando farinha e leite, até acabar. Bata em alta velocidade até que a massa fique leve e fofa.

Diminua a velocidade do multiprocessador e acrescente a manteiga, batendo até incorporar. Despeje a massa em assadeira untada e enfarinhada. Asse por 1h15 (sugestão do livro, mas você é quem conhece o seu forno), até que o bolo fique bem dourado e que volte ao formato original, quando sua superfície for levemente pressionada com o dedo.

Para a calda:

50 ml de açúcar refinado
suco e raspa de um limão (usei só a casca)
100 ml de água

Junte os ingredientes em uma panelinha e leve ao fogo, misturando bem até que o açúcar derreta. Deixe que a calda ferva até que fique com a consistência de um xarope ralo.

Tire do forno o bolo pronto, acomode-o com assadeira e tudo sobre uma grade e posicione-a sobre a sua pia. Despeje por toda a superfície do bolo a calda de limão. Não se preocupe se o bolo parecer ensopado, a calda logo será completamente absorvida.

Espere o bolo esfriar um pouco antes de desenformá-lo. Acomode-o sobre a grade e deixe que ele esfrie completamente antes de servir.

Bolo de limão-cravo (receita da Hummingbird Bakery)Observação final:

Preferi usar apenas as cascas de limão nesta receita porque o suco de limão-cravo pode amargar a massa e a calda do bolo. É delicioso, mas exige consumo imediato.

3 comentários:

Iliane disse...

imagino o perfume dese bolo saindo do forno!delicia mesmo..bjus

Ana disse...

Este bolinho está lindo. Parece muito fofinho.

Beijinhos

Marly disse...

Só de olhar os ingredientes dá pra ver que o bolo é delicioso, amanteigadinho e com perfume de limão cravo!

Um beijo e bom dia!

Printfriendly