Pão de cebola e queijo do reino

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Não sei como é na cozinha de vocês, mas a minha fica em polvorosa (polvorosa de uma pessoa só, diga-se de passagem) às vésperas de uma viagem. A preocupação é acabar com todos os alimentos que não aguentarão de saudades de mim e acabarão perecendo na minha ausência (claro, claro) - frutas, verduras, legumes, leite, iogurte, queijos...

Esta receita foi feita especialmente para acabar com um pedaço de queijo do reino muito sentimental. Já queria testá-la há algum tempo e a ocasião foi perfeita.

O hômi se apaixonou pelos pãezinhos. Também, pudera: são cheirosíssimos, super macios, bons demais. Quando eu mencionei que pensava em congelá-los para que tivéssemos pão caseiro na volta das férias, ele argumentou: 'mas eles vão acabar antes da nossa viagem!'.

Pão de cebola e queijo.jpg Receita adaptada deste livro aqui
Ingredientes:

1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola roxa em fatias finas (usei branca, a que eu tinha em casa)
3 colheres (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de mostarda em pó ou preparada (usei 1 colher de sopa de mostarda pronta Heinz)
250 ml de água morna
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora (omiti)
100 g de queijo cheddar ralado (usei 125g de queijo do reino)
425 g de farinha de trigo (usei 375 g de farinha de trigo e 50 g de amaranto em flocos)
1 1/4 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo

Modo de preparo:

Numa frigideira, aqueça o azeite em fogo médio. Adicione as cebolas e deixe que elas refoguem por 5 minutos, até que fiquem macias. Acrescente então uma colher (chá) de açúcar, misture bem e deixe no fogo por mais 5 minutos, até que a cebola caramelize. Reserve.

Numa tigelinha, misture a água, a mostarda, o açúcar e o sal. Em outra tigela maior, misture a farinha (e os flocos de amaranto, se for usar), o queijo e o fermento. Faça uma cova no centro dessa mistura e despeje dentro o líquido. Misture com as mãos ou com uma colher de pau até que a farinha absorva o líquido.

Transfira a massa para a bancada limpa e trabalhe-a até que fique lisa e elástica. Forme com ela uma bola e acomode em uma tigela untada com azeite. Deixe crescer até dobrar de volume.

Feito isso, devolva a massa à superfície de trabalho, trabalhe-a um pouco para extrair o gás que ela acumulou. Está lembrada daquela cebola refogada? Agora é a hora de acrescentá-la à massa, trabalhando bem com as mãos até que ela se incorpore.

Terminada essa etapa, modele seu pão como quiser. Eu fiz 12 bolinhas de 70 g. Acomode em assadeira untada e enfarinhada (usei fubá para polvilhar) e deixe crescer por mais uns 40 minutos.

Leve ao forno preaquecido a 180ºC até que o pão fique com uma cobertura acastanhada bonita. Deixe esfriar sobre uma grade antes de comer.

Pão de cebola e queijo

5 comentários:

Luna disse...

Preciso nem dizer que fiquei com vontade, mais até de comer do que de fazer! rs Bj!

Marly disse...

Oi, Letrícia,

Acabei rindo, com o comentário do 'hômi', pois só em ler os ingredientes percebi o quanto o pãozinho é bom, rsrs. Vou voltar ao post e copiar a receita, rsrs.

Beijoca, boa noite e bom domingo!

(espero que este comentário entre, pois alguns comentários meus estão sumindo. Por isso e por causa de um 'maledeto' alarme de malware, tive de excluir - por hora - a minha lista de blogs! rsrs).

Cristina disse...

Adoro pães e se ouço que tem queijo...tenho que experimentar!!
Ótimo domingo!!

Daniela Cecilia dos Santos disse...

Olá tudo bem, todo receita que eu vejo leva ovos e essa nao fiquei encucada kkk ☺ bjs

Letrícia disse...

Oi, Daniela! Os ingredientes essenciais de um pão são farinha de trigo, água, sal e fermento biológico. Ovos deixam o miolo mais macio e fofo, mas não são indispensáveis.

Abraços!

Printfriendly