Aloo Gobhi (curry de batata e couve-flor com cúrcuma)

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Olha eu continuando minha viagem pela Índia de Jamie Oliver (é, eu gostei da coisa). Desta vez, fiz um prato vegetariano. Como o próprio Jamie diz, tem cara de acompanhamento, mas é um curry com tudo a que um curry tem direito.

É muito aromático e colorido, mas algo que eu usei deixou um gosto residual amargo - será que foi a cúrcuma? Ou foi a semente de mostarda comum? Ou foi o cominho? Hei de repetir a experiência para descobrir ;-)

Aloo Ghobi
Receita adaptada daqui
Ingredientes:

1 cebola média picadinha
2 - 3 pimentas dedo-de-moça verdes, finamente fatiadas (usei só 1)
1 pedaço de gengibre fresco do tamanho de um polegar bem picadinho
1 punhado de coentro fresco (eu não usei, mas se você usar, separe as folhinhas e pique os cabinhos)
1/2 couve-flor limpa e separada em buquezinhos
500 g de batatas descascadas e cortadas em cubos de 2 cm
Óleo de amendoim ou outro óleo vegetal
Um cubinho de manteiga
1 colher (sopa) de sementes de mostarda negras (usei comum, que era a que eu tinha em casa)
1 colher (chá) de cúrcuma (acho que eu errei a mão e coloquei mais do que devia)
1 colher (chá) rasa de cominho moído (talvez eu também tenha errado a mão aqui)
2 colheres (sopa) de coco ralado desidratado
Sal marinho e pimenta-do-reino preta moídos na hora

Modo de preparo:

Para esta receita, você precisará de uma panela grande que possa ir ao forno.

Comece assim: leve essa panela ao fogo médio com um fio de óleo. Quando ele estiver quente, refogue por 10 minutos as cebolas, a pimenta verde, o gengibre, os cabinhos de coentro (se você usar), as sementes de mostarda, a cúrcuma e o cominho, mexendo para não queimar. Quando o refogado estiver macio e dourado, acrescente a couve-flor, a batata e o coco ralado. Tempere com sal e pimenta e adicione 400 ml de água.

Quando o líquido levantar fervura, tampe a panela e deixe cozinhar até que os vegetais estejam cozidos (dê uma conferida de vez em quando e, se o líquido estiver secando, acrescente mais água). Dê uma bela mexida na panela e leve o conteúdo ao forno preaquecido a 220ºC por mais 20 minutos. Retire do forno, retifique o sal (se for o caso) e sirva salpicado com folhinhas de coentro.

Nenhum comentário:

Printfriendly