Bolo invertido de peras

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Desde que eu me entendo por gente, sempre tive paixão por bolos invertidos: estes em que a gente monta a cobertura no fundo da assadeira (em geral, frutas e caramelo) e só descobre se deu certo quando desenforma. Primeiro, porque adoro fruta assada. Segundo, porque acho divertidíssimo o ritual de revelar da cobertura que estava no fundo da assadeira.

Mas, de verdade, faço pouquíssimos bolos invertidos. O motivo? Eu MORRO de medo de caramelizar formas. Sempre acho que o açúcar quentíssimo vai virar uma onda fervente e me carbonizar. Ridículo, eu sei. Mas vá dizer isso a alguém que até bem pouco tempo tinha medo de clara em neve :-P

Bom, felizmente, essa receita da foto não exige preparar caramelos apavorantes de açúcar e água - a calda é de xarope de bordo (pena que o meu estava acabando, precisei completar com mel), manteiga a açúcar mascavo. Além disso, as frutas em questão são peras, que ficam divinas em bolos.

Não vejo a hora de ter mais xarope de bordo em casa para repetir a receita do jeito devido :-9

Bolo invertido de peras
Receita levemente adaptada daqui

Ingredientes:

Para a cobertura:

3 colheres (sopa) de manteiga (45 g)
3/4 de xícara de xarope de bordo (maple syrup, sirop d'erable) - eu usei 1/4 de xícara de xarope de bordo e completei o resto com mel
1/4 de xícara de açúcar mascavo bem apertadinho na medida
Peras sem miolo, cortadas em meias-luas finas (quanto baste para cobrir o fundo da assadeira)
Suco de 1/2 limão para banhar as peras (assim, elas não escurecerão)

Para o bolo:

8 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (120 g)
3/4 de xícara de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 ovos grandes
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 1/2 colher (chá) de femrento químico em pó
1/4 de colher (chá) de sal
1/2 xícara de leite

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC.

Comece preparando a calda: leve as 3 colheres (sopa) de manteiga ao fogo médio numa panelinha. Quando derreter, acrescente o xarope de bordo e o açúcar mascavo, mexendo com uma colher de pau até que o açúcar dissolva. Deixe a mistura ferver por 2 minutos, retire do fogo e espere esfriar um pouquinho.

Despeje a calda sobre uma assadeira redonda de 23 cm de diâmetro (usei uma com uns 7 cm de altura) . Com a ajuda de uma espátula, espalhe a calda nas laterais. No fundo da assadeira, distribua as fatias de pera em círculo, sobrepondo-as ligeiramente. Tchanã, você terminou a parte mais trabalhosa da receita. Agora é só fazer a massa do bolo.

Com o majestoso auxílio da batedeira, bata 8 colheres (sopa) de manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo. Adicione o extrato de baunilha e os ovos, um de cada vez, batendo até ficar homogêneo.

Peneire juntos em uma tigela o sal, a farinha e o fermento. Acrescente-os ao creme de manteiga em três adições, alternando com o leite. Bata só até incorporar.

Despeje delicadamente a massa sobre a assadeira reservada, espalhando-a com uma espátula para que fique uniformemente distribuída. Leve ao forno até que o topo do bolo fique dourado e que as bordas comecem a se soltar da assadeira (eles sugerem de 45 a 50 minutos, mas 'sacumé' meu forno - demorou bem mais). Faça o teste do palito para ter certeza de que está tudo certo.

Deixe o bolo esfriar sobre uma grade por 5 minutos. Depois disso, passe uma faquinha entre o bolo e as laterais da assadeira. Coloque o prato de servir sobre a assadeira e, com cuidado, vire os dois juntos, ao mesmo tempo, de modo que o prato fique por baixo e o bolo, por cima. Sirva morno ou à temperatura ambiente.

Bolo invertido de peras (metade dele)
Tirei as fotos dos bolos em dias diferentes. As cores desta foto estão mais fiéis à realidade.

Observações finais:


1) Como eu sou uma mula - de teimosia e, às vezes, de burrice -, tive a excelente ideia de fazer o bolo mesmo não tendo a forma adequada. Usei uma assadeira de 23 cm de diâmetro, de fundo falso. Sabendo que havia uma boa chance de a calda vazar, levei-a ao forno sobre uma forma de pizza maior.

De fato, a calda vazou. Não sujei meu forno, mas perdi um bocado dela. E, embora o bolo tenha ficado delicioso, imagino que poderia ser ainda melhor, não fosse a minha teimosia. Cuén.

2) Por último, mas não menos importante, este bolinho é a minha contribuição para o aniversário de seis anos do Pecado da Gula, da queridíssima Akemi. Vida longa a esse blog delícia!

9 comentários:

Akemi disse...

Querida Letícia, confesso que caramelo também não é meu forte, sempre acaba ficando uma placa dura no fundo das minhas formas! rsss
Agora medo de clara em neve é a primeira vez que ouço! rsss Mas quem não tem seus medos na cozinha ne, importante é saber ter jogo de cintura como vc que usou maple syrup para caramelar o fundo, que delícia deve ter ficado, ainda mais com peras! Babei viu! E muito obrigada pelas palavras carinhosas e pela contribuição para a festinha do PG!
Bjss e uma linda semana!

Luna disse...

Letrícia, essa receita você publicou pra mim! rs Primeiro que eu morro de medo de caramelo, segundo que eu estava aqui sem saber o que fazer com algumas pêras e terceiro porque recentemente comprei maple syrup! Preciso fazer!!! :D

P.S: seu blog só aceita comentários de quem tem blogger? Bj!

A Paixão da Isa disse...

ficou 5* adoro esses bolos esta o maximo beijinhos

ameixa seca disse...

Sou fã de bolos de fruta também, ainda bem que não tenho receio das caldas ha ha

Bolsas e Temperos disse...

Olá Letricia vim conhecer seu blog e adorei, menina que bolo invertido é este? Está maravilhoso.
Estou seguindo sua cozinha, venha coinhecer meu blog tb.

Bjoks
Nanda

angela disse...

também adoro estes tipos de bolo. bjs

Luna disse...

Fiz e postei lá no blog! Amei! Beijos!

Gina disse...

Comigo se dá o contrário. Nunca liguei muito para bolos invertidos, mas esse seu está uma maravilha!
A festa da Akemi ficou melhor com sua participação.
Bjs.

Cristina disse...

Bolos invertidos ficam sempre lindos e saborosos, sou fâ!!
Bj...

Printfriendly