Nasu no nitsuke (ou berinjelas cozidas à moda japonesa)

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Berinjelas. Ah, as berinjelas. Estou sempre em busca de novas formas de prepará-las. Estas me chamaram a atenção pela mistura de doce e salgado e pelo modo de preparo um tanto inusitado (pelo menos, eu achei). De um modo geral, gostei bastante do resultado e planejo um repeteco em breve. Da próxima vez, no entanto, usarei menos sal e deixarei o caldo de peixe mais ralinho para que o sabor fique mais suave.

Nasu no nitsuke
Receita vista
aqui


Ingredientes:

2 berinjelas japonesas bem tenras (usei três comuns)
1 colher (sopa) de vinagre (usei vinagre de arroz)
1 copo de dashi (caldo de peixe bonito - usei um industrializado, em pó)
5 colheres (sopa) de shoyu
2 colheres (chá) de sal (da próxima vez, vou usar bem menos)
1 colher (sopa) de açúcar
1 pitada de glutamato monossódico (não usei)

Modo de preparo:

Corte as berinjelas no sentido da largura, em pedaços de 5 cm. Faça cortes ao longo da casca, sem atingir a polpa. Coloque-os numa tigela, junte 1 litro de água e o vinagre de deixe de molho por alguns minutos (eu deixei por uns 15 ou 20 minutos, com uma tampa de panela pesada em cima para que as berinjelas não boiassem).

Passado esse tempo, escorra os pedaços de berinjela e coloque-os de pé numa panela de fundo largo. Adicione então o caldo de peixe e os demais ingredientes e e cozinhe em fogo baixo até que o líquido reduza pela metade. Com a ajuda de uma pinça grande, vire com cuidado os pedaços de berinjela para que eles cozinhem do outro lado. Quando o líquido estiver quase seco, pode desligar o fogo. Se gostar, salpique um tantico de cebolinha picada ao servir.

Um comentário:

Divânia's- trabalhos manuais disse...

Eu preparei para meus clientes (enviei em quentinhas) hoje e amei, tomei a liberdade de fazer algumas alterações, cozinhei para 20 clientes, coloquei 3 colheres de óleo de gergelim...Postei no facebook com os devidos créditos, veja aqui:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=972852956073923&set=pcb.972853276073891&type=1&theater

obrigaduuuu!!!

repetirei"

Printfriendly