Bolo mármore incrível da Dorie Greenspan

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Preparei este bolo para um lanche de um grupo de trabalho de que o hômi participa. Ele ficou lindo, cheirosíssimo e delicioso – daqueles que a gente come sem perceber que já passou do quinto pedaço.

Como era de se imaginar, é mais uma das receitas irretocáveis da Dorie Greenspan. Estou quase fazendo um altar para essa mulher na minha cozinha ;-)

Quero dedicar este bolo à irmã mais querida, talentosa, linda e valente que eu conheço: a minha! Err, desde os meus mais tenros anos, tenho certeza: você é a melhor. Todo o meu amor para você, sempre. Feliz aniversário!

Bolo mármore
Receita
daqui


Ingredientes:


2 xícaras mais 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 1/4 de colher (chá) de fermento químico em pó
1/2 colher (chá) de sal
180 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
4 ovos grandes
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha (usei uma fava de baunilha que já estava meio idosa)
1/2 xícara de leite
120 g de chocolate amargo, derretido e morno

Modo de preparo:


Preaqueça o forno a 163°C. Unte e enfarinhe uma forma média de bolo inglês. Acomode-a sobre um par de assadeiras de tamanho igual, uma encaixada sobre a outra (isto é para simular uma assadeira muito invocada chamada insulated baking sheet).

Numa tigela, peneire juntos a farinha, o sal e o fermento. Reserve.

Na tigela da batedeira, bata a manteiga em velocidade média até que ela fique cremosa (por uns três minutos). Adicione o açúcar e bata por mais dois ou três minutos. Acrescente os ovos, um de cada vez, batendo bem a cada adição. Não se preocupe se a massa parecer desandada, tudo dará certo no final. Misture, por fim, o extrato de baunilha.

Reduza a velocidade da batedeira e adicione, alternadamente, a mistura de farinha em três vezes e o leite em duas (comece e termine a operação pela farinha). Não bata demais, é só para incorporar.

Divida a massa que você acabou de preparar em duas partes iguais. Numa metade, misture o chocolate derretido. Pronto, pode começar a brincar :-)

Despeje a massa na forma de bolo inglês às colheradas, alternando uma camada de massa simples e outra de chocolate. Com uma faca, faça alguns movimentos de ziguezague na forma para dar o efeito de mármore (vá com calma, uns seis movimentos já devem ser suficientes).

Leve ao forno por 1h30 ou mais, até que o bolo passe no teste do palito. Se quiser, comece a conferir o estado dele por volta de 1h20. Ah, se o bolo bronzear muito rápido no topo, cubra-o frouxamente com papel alumínio.

Transfira o bolo assado para uma grade e deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar. Deixe que ele esfrie até chegar à temperatura ambiente para servir.

Fatia de bolo mármore
Fatia da ponta, coitada, já não estava nessa marmorização toda.

5 comentários:

Akemi disse...

Lê, vou te confessar que eu sempre tive vontade de ter uma irmã para ter com quem conversar, sair, trocar confidências, ter um ombro para chorar... pelo carinho que vc dedicou este bolo e este post a sua, imagino que vcs tenham tudo isso e mais um pouco! Parabéns para as duas, uma pelo niver e a vc pelo lindo bolo! Bjss e uma ótima semana!

ameixa seca disse...

Tenho dois irmãos mas acho que seria bem melhor ter pelo menos uma irmã com quem partilhar assuntos de mulher :) O bolo ficou fantástico!

Glau disse...

Gatona, to fazendo teu bolo :)

Isabella disse...

Err do céu! Acredita que eu só consegui ver seu post hoje? Pelo menos eu estava ocupada com as malas pra vê-la pessoalmente! E, como sempre, fico absolutamente sem jeito, sem palavras, e lisonjeadíssima com suas homenagens! Como eu posso retribuir tamanho carinho? Te amo com todo o meu coração! Beijos!
PS.: tomara que nesse tempinho juntas eu consiga provar algum dos seus manjares dos deuses!

thatiana Bandeira disse...

Estou dando uma voltinha pela net procurando um bolo para o café da manhã do próximo fim de semana!!! Sempre faço rodízio entre bolo de iogurte com nozes, chocolate e cenoura... Mas já acho que está na hora de aumentar a lista e achei esse uma excelente opção!
Mais uma vez obrigada por compartilhar essa receita maravilhosa
www.maisquenovemeses.blogspot.com.br

Printfriendly