Couve-flor assada com especiarias

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Eu sou daquelas pessoas que toma café da manhã pensando no almoço. Que almoça pensando no lanchinho da tarde. Que lancha pensando no jantar. Que janta... bom, deu pra pegar o espírito da coisa :-P

E, como criatura gulosa que sou, um dos meus passatempos preferidos é navegar pelas fotos e receitas do Tastespotting. Foi lá que eu fui mordida pelo bichinho da couve-flor assada - vi tantas fotos desse prato que quis provar também. Escolhi uma receita diferente, que levava garam masala, e peguei bem leve na quantidade de especiarias. Foi bom, ficou no ponto, para mim.

Gente, é bom mesmo - dá para comer sem parar, que nem pipoca. Precisei me controlar para deixar sobrar para a refeição seguinte.

Couve-flor assada com especiarias
Receita inspirada nesta daqui.

Ingredientes:

1 pé de couve-flor grande limpo, dividido em buquezinhos
1 colher (chá) bem cheia de garam masala
1 pitada de páprica picante
1 pitada de alho em pó
Azeite quanto baste
Sal a gosto

Modo de preparo:

Numa tigela grande, disponha os buquezinhos de couve-flor e adicione uns bons fios de azeite, o garam masala, a páprica picante e o alho em pó. Salgue a gosto e misture tudo com as mãos (se preferir, use uma colher de pau grande e muita delicadeza). O objetivo é distribuir as especiarias sobre a couve-flor tão uniformemente quanto possível, mas sem destroçá-la.

Acomode os buquês de couve-flor em uma assadeira grande, forrada com papel alumínio, em uma só camada. Se quiser, acrescente mais azeite (achei desnecessário). Leve ao forno preaquecido a 180ºC por uns 30 minutos, mais ou menos, até que a couve-flor fique corada e macia.

Observação final:

Gentz, a fim de agilizar a produção dos meus posts, eventualmente vou usar essas fotos mais tosquinhas do Instagram. Até que eu cate a câmera, acerte a luz, fotografe, passe as fotos para o computador, trate-as no Photoshop, já perdi um tempão.

3 comentários:

Maria disse...

AMO COUVE FLOR E ESTOU SEMPRE PROCURANDO MANEIRAS SAUDAVEIS PARA PREPARAR!

BJOS

ameixa seca disse...

O melhor de tudo é fazer uma boa refeição com poucos ingredientes :)

laila disse...

hummm curti!! normalmente pensamos em couve flor cheia de creme... gosto de imaginá-la mais fresca e picante!

Printfriendly