Parker House Rolls

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Eu sou uma repetitiva confessa. Até nas minhas confissões de que sou repetitiva. Mas vamos em frente.

Como eu havia contado há alguns posts, estou fascinada pelas publicações da Martha Stewart - até virei assinante da Everyday Food.

Esta receita saiu da edição de novembro. É bem diferente das outras que já vi porque leva sal 'grosso' - coarse salt. É o sal moído na hora, com textura mais grossa do que o sal refinado. Usei sal marinho refinado numa quantidade bem menor. Ficou ótimo.

Parker House rolls
Receita levemente adaptada
daqui


Ingredientes:

4 1/4 xícaras de farinha de trigo
4 colheres (chá) de coarse salt (ou 1 rasinha de sal refinado)
5 colheres (sopa) de manteiga sem sal, cortada em pedaços, mais 4 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1 1/2 colheres (chá) de mel
1 1/2 xícaras de leite integral, em temperatura ambiente
Spray para untar

Modo de preparo:

Vou explicar como preparar usando uma batedeira planetária (que foi a maneira apresentada pela revista), mas pode fazer manualmente, que também dá certo.

Na tigela da batedeira, combine a farinha de trigo, o sal, a manteiga em pedaços, o fermento, o mel e o leite. Com o batedor em forma de gancho, misture a massa em velocidade baixa até que os ingredientes comecem a se unir. Aumente então a velocidade para média e bata até que a manteiga esteja incorporada e que a massa esteja lisa e macia, por volta de 10 minutos.

Unte uma tigela grande com spray (ou com um pouco de óleo vegetal). Modele a massa em formato de bola e acomode-a na tigela, rolando-a para que ela fique untada em toda a sua superfície. Cubra com um pano de prato limpo e úmido e deixe crescer até que a massa dobre de volume (se quiser, também pode deixar a massa crescendo na geladeira durante a noite. De manhã, é só deixá-la um tempo fora da geladeira para que ela chegue à temperatura ambiente).

Unte uma assadeira retangular de 23 X 33 cm com o spray (eu usei uma assadeira redonda de uns 35 cm de diâmetro). Acomode a massa na sua superfície de trabalho e cubra com o pano de prato úmido só para que ela não se resseque. Com uma faca afiada, corte a massa em 24 pedaços, modele em bolinhas (com uns 5 cm de diâmetro) e acomode na assadeira, deixando-as afastadas 1 cm entre si (eu estava sem paciência para pesar a massa, dividir por 24 e cortar pedaços iguais, então fiz de qualquer jeito e obtive 17 bolinhas). Cubra com um pano de prato e deixe crescer até que os pãezinhos comecem a se tocar.

Pincele os pãezinhos com 2 colheres de sopa de manteiga derretida e leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos ou até que eles fiquem dourados. Retire do forno, pincele com o restante da manteiga derretida e salpique sal moído. Sirva morninho.

Parker House rolls

5 comentários:

Cristina disse...

Os pãezinhos ficaram lindos e a carinha nova do blog também!Parabéns!
Estou levando a receita, afinal sou fã dessas delicinhas!
Bj e um Ano Novo de Luz e Paz!!

Bianca Moraes disse...

Nossinhora! Só de ver a foto já fiquei com água na boca! Impressionantemente lindo! Já quero todos eles! :P

:)

Valentina disse...

Ficaram lindíssimos! E fico sempre encantada com tuas descrições minunciosas.

Letrícia disse...

Muito obrigada, Cristina! Feliz ano-novo para você também!

Bibi, qualquer dia desses faço para você - ou, pensando melhor, troco por uma fornada daqueles cookies maravilhosos ;-)

Obrigada, Valentina! Eu bem que gostaria de ser mais sucinta, mas não me aguento :-P

Beijos, meninas!

AnaC disse...

Fiz ontem. Minha 1a tentativa de fazer pão e foi um quase desastre...hoje descobri que medi errado o fermento e acabei assando umas bolinhas muito duras. Mas o bolo salgado de cenoura e abobrinha ficou divino. Estou me sentindo a Julie da Julia...

Printfriendly