Bolo de chocolate, amêndoas e cerejas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Não é segredo para ninguém que eu sou fã de carteirinha da Dorie Greenspan, néam. Fora o fato de que todas as receitas dela agradam meu paladar em cheio, acho muito generosa a maneira como ela explica o modo de preparo: com descrições detalhadas de cada passo, todos os 'pulos do gato', sugestões de variações... é incrível.

Neste Natal, não poderia deixá-la de fora da festa. E ela apareceu duas vezes: no livro que dei a minha irmã e neste bolo, receita dela que adaptei ao paladar da família. É um bolo incrível - denso, úmido, com sabor intenso de chocolate e a surpresa boa das cerejas em calda na massa. Defeitos? Talvez um: poderia ser maior ;-)

Bolo de chocolate, amêndoas e cereja II
Receita muito adaptada daqui


Ingredientes:

Para o bolo:

2/3 de xícara de farinha de amêndoas
1/4 de xícara de farinha de trigo comum
1/4 de colher (chá) de sal
1 vidro pequeno de cerejas ao marasquino (reserve algumas para a decoração)
3 colheres (sopa) de água
200 g de chocolate amargo, picado grosseiramente
120 g de manteiga sem sal, cortada em 4 partes
3 ovos grandes, separados
2/3 de xícara de açúcar

Para a cobertura:
85 g de chocolate amargo, picado grosseiramente
3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

Modo de preparo:

Ligue o forno a 190ºC. Unte com manteiga uma forma de fundo removível de 20 cm de diâmetro. Forre o fundo untado com papel manteiga e unte o papel também. Polvilhe o interior da forma com farinha e retire o excesso. Acomode a forma sobre uma assadeira forrada com papel manteiga ou com um tapete de silicone.

Numa tigela, misture juntos a farinha de amêndoas, a farinha de trigo e o sal. Reserve.

Cuide agora das cerejas - escorra a calda e pique-as em pedacinhos. Reserve também.

Em outra tigela (refratária), deite o chocolate, a manteiga e as 3 colheres (sopa) de água. Derreta-os em banho maria ou no micro-ondas, mexendo ocasionalmente - só tome cuidado para não aquecer demais a mistura, ou o chocolate se separará da manteiga.

Em uma terceira tigela (aff, receita pra sujar louça), bata as gemas dos ovos com o açúcar até obter um creme espesso e claro. Acrescente então o creme de chocolate, mexendo bem com uma espátula de silicone. Faça o mesmo com a mistura de farinhas e com as cerejas (não tem problema se elas ainda tiverem um restinho de calda).

Bata então as claras em neve até formar picos firmes e brilhantes. Deite 1/4 das claras em neve sobre a massa e mexa bem. Em seguida, acrescente o restante e envolva delicadamente.

Acomode a massa na forma e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que o bolo esteja crescido, firme no topo e querendo descolar dos cantos da assadeira (ao fazer o teste do palito, migalhas úmidas são bem vindas).

Tire o bolo do forno, acomode sobre a grade de resfriamento e deixe esfriar por 10 minutos. Só então remova as laterais da assadeira cuidadosamente. Com o auxílio de um prato grande, vire o bolo de cabeça para baixo, remova o fundo e o papel manteiga e devolva-o à grade de resfriamento (com o topo para cima). Deixe que esfrie completamente antes de decorá-lo.

Enquanto isso, faça a cobertura: derreta o chocolate em banho maria ou no micro-ondas. Feito isso, misture o açúcar ao chocolate, seguido da manteiga, até obter um creme homogêneo. Deixe esfriar até a temperatura ambiente antes de empregar.

Agora é hora da decoração. Acomode o bolo sobre o prato de servir com a base para cima (ela é mais retinha e, por isso fica mais bonita). Com uma espátula de confeiteiro grande, espalhe a cobertura sobre o bolo (eu não tinha espátula grande, por isso me virei com as costas da faca de pão).

Decore com cerejas (seque-as com papel toalha antes de colocar sobre o bolo, senão ela vão formar pocinhas, como as minhas fizeram).

Bolo de chocolate, amêndoas e cereja I

Update:

Visitando hoje o Caos na Cozinha, soube da existência do "Dorie às sextas", um grupo de pessoas que prepara receitas da Dorie Greenspan duas vezes ao mês. Coincidentemente, a receita proposta para o dia de hoje era o bolo de chocolate e armagnac - o inspirador deste bolo de chocolate e cerejas. Nem preciso dizer que pedi para participar do grupo, né. Quando o universo dá tantos sinais, a gente não pode ignorar ;-)

15 comentários:

Akemi disse...

Lê, que tortura esse bolo! Deve ficar com um quê de floresta negra, não? Acho que vou ter que bater esse bolinho! Hummm! Bjss e bom final de semana!

Adriana Balreira disse...

Farinha de amendoas? Não sei se aqui em Fortaleza eu encontro...snif, snif...Amo essa combinação: chocolate com cerejas
Beijos
adriana

Letrícia disse...

Akemi, fica, sim! Aliás, que combinação boa, né?

Adriana, você pode preparar a sua farinha de amêndoas em casa, com amêndoas inteiras. Só dá mais trabalho. É preciso remover aquela pelinha que as reveste (deixá-las de molho em água bem quente ajuda), torrá-las levemente em uma frigideira antiaderente ou no forno e moê-las no liquidificador até ficarem fininhas. Tchanã!

Luna disse...

Oba! Mais um pra lista! Delícia! :D

Carla disse...

Também tinha pensado nas cerejas, mas fiquei pelas sultanas que sabia ser sucesso garantido lá por casa. Ficou um bolo lindo lindo.
Beijinhos

Moira disse...

A ideia de usar cerejas nunca me ocorreria, no entanto parece-me perfeita. Tem razão, este bolo fica bem pequeno quando o queremos partilhar com a família, mas afinal também é uma boa razão para o poder repetir :)
Eu preparei a minha farinha de amêndoa mesmo com a pelinha castanha e sem as torrar, afinal o bolo era de chocolate e não ia interferir na cor.
Bom final de semana

Danni e Lype disse...

Querida amiga,
Arrasou com esse bolo, heim???
Que DELÍCIA!!!
Beijos, Irene

Executiva de Panela disse...

Uau, que capricho! Parabéns! Bolo lindo e me parece delicioso. Parabéns pelo blog. Vim conhece-lo hoje e já estou seguindo! Bom fim de semana, Paula

Doce Final Feliz disse...

parabens pelo bolinho de fazer água na boca!! que bom!!

bjus
Cila

Valentina disse...

Teu bolo ficou tao bonito! Imagino que o sabor tenha ficado fantástico. Tinha passado no blog da Moira e também tinha comentado de como gosto da Dori! E da forms gostoso que ela tem de apresentar .

Ameixinha disse...

Que lindo, o toque das cerejas ficou o máximo :)

Letrícia disse...

Luna, também estou fazendo listinha das suas receitas :-)

Carla, como as minhas sobrinhas implicam com as sultanas, resolvi apelar para as cerejas, que são sucesso garantido com elas.

Moira, não sabia que era possível empregar as amêndoas assim! Bom saber :-)

Irene, obrigada! Estava bom mesmo!

Paula, muito obrigada pelos elogios :-)

Cila, obrigada!

Valentina, sou super fã da Dorie. Qualquer dia desses faço um altarzinho para ela na minha cozinha ;-)

Ameixinha, obrigada! As cerejas ficaram ótimas, mas confesso que estou curiosa para testar essa receita com outras frutas e alguma bebida, como a receita original indicava :-)

Beijos, queridas!

Renata Boechat disse...

Um bolo de visual incrível, e sem dúvida de paladar riquissimo, meus cumprimentos, pelo bolo, e pelo blog,

Abraço,

Renata Boechat
www.eternosprazeres.com

Eli disse...

A minha querida Akemi disse tudo, esse bolo é uma tortura. :)

Meu rapha vai ficar doido quando chegar de viagem e dar de cara com esse pecado.


www.feijaonoprato.com

Letrícia disse...

Renata, muito obrigada! Seu blog também é encantador, já entrou para o meu Google Reader :-)

Ô, Lica, espero que vocês gostem!

Beijão!

Printfriendly