Bolo de tangerina glaceado

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

 Para começar bem o ano, tenho uma sugestão ensolarada para vocês: um bolo de tangerina úmido e muito cheiroso (não sei por que, mas associo bolos cítricos a dias de sol).

Preparei este bolo há algum tempo para a minha irmã, que veio com as filhas passar o Natal conosco. As meninas, como boa parte das crianças, costumam torcer o nariz para bolos de fruta. Mas, para esse, elas abriram uma exceção e comeram com gosto. E o bolo enorme foi embora em poucos dias, entre garfadas e suspiros de satisfação.

Ah, faltou dizer de quem é o bolo: da poderosa Martha. Foi a capa da revista Everyday Food de dezembro. Como tudo que ela faz, é incrível.

Bolo de tangerina ainda sem cobertura

Ingredientes: 

Para o bolo: 
1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente (mais um tico para a forma) 
3 xícaras de farinha de trigo (mais um tico para a forma) 
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio 
1 colher (chá) de sal 
2 xícaras de açúcar 
6 ovos grandes 
2 colheres (sopa) de raspas de casca de tangerina, mais 1/2 xícara de suco de tangerina 
2 colheres (sopa) de licor com sabor de laranja, como Grand Marnier ou Cointreau 
3/4 de xícara de iogurte natural desnatado 
1 colher (chá) de extrato de baunilha 

Para o glacê:
1 1/2 xícaras de açúcar de confeiteiro 
3 colheres (sopa) de suco de tangerina 

Modo de preparo: 

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de anel com capacidade para 12 xícaras (eu usei minha forma para bundt cake linda, que ganhei de Natal do hômi). 

Em uma tigela média, peneire juntos a farinha, o bicarbonato e o sal. Em uma tigela grande, usando uma batedeira, bata a manteiga e o açúcar em velocidade média/alta por uns 5 minutos, até obter um creme leve e fofo. Adicione os ovos, um de cada vez, seguidos do suco e do licor, batendo bem a cada adição. Diminua a velocidade da batedeira e adicione a mistura de farinha em três vezes, alternando com duas adições de iogurte. Por último, misture o extrato de baunilha. 

Transfira a massa para a forma, alise a superfície e bata-a sobre uma superfície firme para eliminar eventuais bolhas de ar. Asse o bolo por 55 a 60 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito. Deixe a forma esfriar sobre uma grade por meia hora. Inverta o bolo sobre o prato em que deseja servi-lo e deixe que ele esfrie completamente. 

Faça o glacê - misture o açúcar de confeiteiro e o suco de tangerina até ficar fluido e uniforme. Com uma colher, espalhe o glacê sobre o bolo e deixe secar por uma hora. É importante que o bolo esteja frio, ou o glacê não vai formar casquinha. 


Bolo de tangerina com glacê cítrico

16 comentários:

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

Muito bonito o bolo amiga gostei...bjokitas

Letrícia disse...

A forma ajuda muito, Belinha :-)

Beijinhos e feliz 2012!

Karina Monteiro disse...

Simplesmente amo bolo de laranja, e esse parece delicioso, ainda mais glaceado.
Yummy

Letrícia disse...

Karina, também adoro bolos cítricos - mas foi um gosto adquirido depois de crescida (quando criança, eu preferia os de chocolate, que nem minhas sobrinhas).

Beijos!

Lari/Jê disse...

Hummmm

Que delícia!!!
Boa semana!

Beijo Jê

Letrícia disse...

Boa semana pra você também, Jê!

Patricia Scarpin disse...

Lê, querida, que bolo LINDO! Falou em cítrico eu já fico doida aqui - e que forma maravilhosa! Amei tudo. :)
Um ótimo 2012 para você!

Beijão!

Letrícia disse...

Pat, toda vez que eu preparo algum bolo cítrico, me lembro imediatamente de você :-)

Beijos!

Rachel disse...

Só posso dizer uma coisa amiga...Uau!!!

Que lindo seu bolo e com certeza delicioso, adoro glacê assim, principalmente de tangerina.

Bjuss!!!

Letrícia disse...

Obrigada, Rachel! Adorei seu blog, vou voltar sempre!

Beijos!

Rachel disse...

Amiga Letrícia, como assim não me conhecia, se esqueceu...já fiz até receita sua...rs!

Bjuus!!!

Letrícia disse...

Ai, Rachel, desculpa, claro que eu conheço você, eu que sou miolo mole. Que horror.

Beijo!

Marly disse...

Oi, Le,

O bolo ficou lindo e já entrou para a minha lista, embora eu ache que já o fiz, pois está parecendo muito uma receita que foi publicada numa das antigas revistas de lady Stewart, rsrs.

Beijoca, bom dia e feliz 2012!

Letrícia disse...

Oi, Marly! Esta receita saiu na revista de dezembro do ano passado, mas no site da Martha há vááários bolos cítricos - inclusive de tangerina - já publicados. São ótimos, né?

Beijos!

ameixa seca disse...

Os citrinos são a minha alegria :)

Letrícia disse...

Ameixinha, também adoro um saborzinho cítrico :-)

Beijos!

Printfriendly