Corniest corn muffins

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

 Esta é a segunda vez que escrevo este post porque o Safari comeu o primeiro - não poupou uma letra, uma vírgula, uma fotinho sequer (as feras deviam estar com fome). Evidentemente que a gente escreve pela segunda vez já sem o mesmo rebolado. Desculpem-me por isso.

Bem, esta é a minha segunda participação no desafio do grupo Dorie às Sextas. A receita proposta, desta vez, eram muffins de milho - os mais 'milhudos' de todos, com milho em forma de óleo, de fubá e em grãos.

Como sou formigona, assim que vi a receita, pensei em bolinhos doces de milho, como aqueles que se comem em casa de vó. E assim me conduzi no preparo desta receita.

Sobre os muffins - são fofinhos e gostosos 'ao natural', isto é, preparados segundo a receita original. Mas, acima de tudo, são flexíveis. Acentue-lhes a doçura com geleias ou doces e você alegra a sua formiga interior; acrescente-lhes queijos, ervas ou bacon e eles viram bolinhos salgados incríveis. Descubra a sua forma preferida e depois me conte qual é!

Corniest corn muffins
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

1 xícara de fubá de milho (se achar daqueles moídos em moinho de pedra, tanto melhor)
1 xícara de farinha de trigo
2 1/2 colheres (chá) de fermento químico em pó
1/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
6 colheres (sopa) de açúcar - usei 7 colheres em uma das vezes em que preparei
1 xícara de buttermilk - pode substituir por iogurte natural que dá certo
1 ovo + 1 gema
3 colheres (sopa) de manteiga derretida fria
3 colheres (sopa) de óleo de milho - eu usei o que tinha em casa, canola
1 xícara de milho verde em grãos, fresco, congelado ou em conserva - usei em conserva, escorrendo bem
Opcional que vale a pena - 12 colheres (chá) de goiabada cremosa

Corniest corn muffins (com goiabada!)
Esta corzinha espiando pela rachaduras é da goiabada fujona :-)

Modo de preparo:

O modo de preparo é simples, como o de todo muffin. Primeiro, ligue o forno a 200ºC e forre com forminhas de papel uma assadeira de muffins com 12 cavidades.

Numa tigela grande, peneire e misture juntos os ingredientes secos - farinhas, sal, bicarbonato, fermento e açúcar. Reserve.

Na mistura dos ingredientes líquidos, resolvi fazer uma adaptação. Não me agradou a ideia de encontrar grãos inteiros de milho nos meus bolinhos doces, então coloquei ovo, gema, manteiga, óleo, buttermilk e milho numa tigela e dei uma leve triturada com o mixer.

Despeje a mistura líquida sobre a seca e misture apenas até incorporar (relaxe se ficar com grumos, massa de muffin é grossa mesmo).

Distribua a massa nas forminhas com o auxílio de uma colher. Se quiser, pode enchê-las pela metade, acrescentar uma colherada de goiabada cremosa e cobrir com mais massa.

Leve ao forno por 15 a 18 minutos ou até que os bolinhos fiquem douradinhos e passem no teste do palito.

11 comentários:

Maria disse...

Adorei a sugestão docinha. Hei-de experimentar.
Bjs da
Maria

ameixa seca disse...

Mais uma participação que me passou ao lado. Vamos lá ver se à terceira é de vez :) A goiabada deu um toque bem especial!

Margarida disse...

Achei a ideia da goiabada genial. O que eu dava para ter um desses agorinha ao pé de mim. :)

Akemi disse...

Aqui em casa tbm rolou fubá mas com erva-doce! Com goiabada tbm é irresistível! mais uma receita que vai pra listinha, tem ainda aquele bolo de fubá com limão na frente! Bjss e um lindo final de semana!

Ginja disse...

Letrícia, ficaram o máximo :) Super lindos e adorei com a goiabada. Genial, e ainda por cima tenho lá em casa.
Um beijinho.

Leonor disse...

Ficaram lindos! Os meus estavam saborosos mas feiotes.
Beijinhos

Eli disse...

Que maravilha, muffins de milho isso com cafézinho aí meu Deus não vai prestar - pois não vou conseguir parar de comer. hehe


www.feijaonoprato.com

Artes da Mel disse...

Adoro tudo que eh feito com milho, essa receita parece ser deliciosa! Vou experimentar! Beijos

Letrícia disse...

Maria, também fiquei de olho comprido para a sua versão :-)

Ameixinha, deu mesmo. Participe da próxima, vamos fazer cookies de granola!

Margarida, e o que eu não dava para ter um com cobertura doce como o que você fez :-)

Akemi, aquele bolo de fubá com limão é divino! Deu até vontade de fazer de novo :-)

Ginja, sempre achei que fubá e goiabada se entendiam bem. Adorei sua versão salgada, preciso provar!

Leonor, achei os seus muito apetitosos! E aquela versão com bacon, ai, ai.

Lica, bolinho de milho com café é bom demais mesmo. A gente vai comendo, comendo e não consegue sair da mesa ;-)

Mel, também sou fã do milho. Experimente, que é bem facinho e rápido de fazer!

Beijos, queridas!

Cristina disse...

Sou grande fã de quitutes com milho, acho-o incrivelmente eclético e rico!Seus muffins ficaram lindos e muito apetitosos, sem falar na possibilidade de serem doces ou salgados.
Bj...

Letrícia disse...

Cristina, milho é realmente muito versátil! Só o tal do sorvete de milho verde é que não me convence - ainda (eu espero um dia ser surpreendida).

Beijos!

Printfriendly