Bolinhos de atum

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Preparei esses bolinhos à noite, pensando nos meus almoços solitários ao longo da semana. A receita é da Tia Martha e é muito fácil de fazer. Como de hábito, fiz algumas adaptações de acordo com as minhas preferências e a disponibilidade de ingredientes na despensa.

Assim que chegou em casa e deu de cara com os bolinhos, o hômi fez cara de cachorro pidão: "posso provar?". Foi paixão à primeira mordida.

Eu realmente teria gostado de almoçar os bolinhos ao longo da semana. Mas vê-lo saboreando-os com tanto gosto, sem deixar sobrar nada, foi muito melhor.

Tuna patties
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

3 latas de atum em óleo (escorra bem o conteúdo e despedace-o com um garfo) - usei atum em água e sal
1 ovo batido - como o ovo era pequeno, usei uma clara que estava dando bobeira na geladeira
1/2 xícara de coentro picado - não sou muito amiga do coentro e usei salsinha e hortelã, no lugar
1/3 de xícara de panko - usei pão torrado triturado no processador de alimentos
2 colheres (sopa) de maionese light - usei maionese sabor limão
1 colher (sopa) de sumo de limão espremido na hora
1 pimenta jalapeño picadinha - não tinha, omiti
1 colher (sopa) de azeite - usei uma quantidade que não sei precisar (foi um fiozinho de azeite para cada bolinho)

Modo de preparo:

Moleza: em uma tigela, adicione todos os ingredientes listados, com exceção do azeite. Misture-os com delicadeza até que a massa 'dê liga' (se achar muito úmida, acrescente mais panko; se estiver muito seca, acrescente uma clara a mais).

Com um medidor com capacidade para 1/3 de xícara, retire porções da massa e faça bolinhos achatados.

Em frigideira antiaderente, deite um fio de azeite e frite cada bolinho dos dois lados, até dourar. Coma quente, com gotas de limão espremido, molho de pimenta ou o que mais desejar. Cervejinha cai bem também ;-)

11 comentários:

Doce Final Feliz disse...

ate fiquei cheia de vontade de provar um... mas o seu homi papou-os todos:(
bjus
Cila

Danni e Lype disse...

Oiê Letrícia,
hauhauhauhauhau (risos)... Como é gostoso ver os nossos cachorrinhos pidões, não é mesmo?
Eu fico muito feliz e deixo que eles acabem com tudo...
Com certeza estavam deliciosos... Pois, lindos eles estavam e muito...
Grande beijo, Irene

Marly disse...

Oi, Le,

Ficou então provado e comprovado que os bolinhos são deliciosos, né?
Vou levar esta receita, rsrs.

Beijoca, boa noite e boa semana!

Artes da Mel disse...

Hummmmm gostei! Adoro atum! E esta receita parecemuito pratica! Talvez eu asse ao invés de fritar, o que vc acha? Será que dará certo também? Beijos

Executiva de Panela disse...

Olá! Gosto muito de atum e achei a sugestão saborosíssima! Vou experimentar! Um abraço, Paula

Akemi disse...

Bom dia, Lê! Acho que a melhor recompensa quando cozinhamos é isso mesmo, ver nossos queridos "rapandp" o prato! Pratos com peixe são sempre bem vindos e adorei esta sugestão!
Bjss e uma ótima semana!

Letrícia disse...

Ô, Cila, eu devia ter escondido um bolinho pra gente ;-)

Irene, eu falo para ele que não há alegria maior do que vê-lo comer com gosto :-)

Marly, tenho certeza de que os bolinhos ficarão ainda mais saborosos nas suas mãos :-)

Mel, não experimentei assá-los, mas acho que vale a pena tentar!

Paula, eu comi muito atum em saladas e andei meio enjoada, mas esses bolinhos me surpreenderam!

Akemi, concordo totalmente com você! No fundo, talvez não sejamos tão diferentes das nossas avós, que faziam questão de nos ver 'limpar o prato' :-)

Beijos, queridas! Boa semana!

ameixa seca disse...

Tal como você, não sou amiga do coentro. Prefiro esta sua versão :)

moranguita disse...

ate ue me babava toda
beijinhos

Letrícia disse...

Ameixinha, hoje em dia, eu até tolero o coentro, mas se puder escolher, não uso.

Moranguita, o hômi já tem me cobrado para repetir a receita :-)

Beijos, queridas!

Dressa disse...

Fiz hoje...MARAVILHOSA sua receita!!!!! coloquei cebolinha no lugar do coentro e pimenta moída na hora.

Printfriendly