Minha salada preferida de beterraba

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Beterrabas cozidas temperadas

E aí, gentes lindas, como estão vocês? Ainda em clima de carnaval? Eu continuo aqui, com minhas sugestões de saladas, me esforçando para não engordar ninguém.

A bola da vez é a minha forma preferida de comer beterraba. Eu bem que tento variar, mas ainda não encontrei receita que desbanque esse jeito de prepará-las. Como nunca meço os ingredientes para ela, vou apenas descrever como faço.

Começo lavando bem as beterrabas com o auxílio de uma escovinha e água corrente. Sem descascar nem nada, acomodo-as em uma panela de pressão, cubro de água (deixo passar 1 dedo, mais ou menos), tampo e levo ao fogo. Quando a panela começa a chiar, deixo cozinhar até sentir cheiro de beterraba cozida - acho que deve demorar uns 10 minutos, mais ou menos.

Feito isso, desligo o fogo e esfrio a panela embaixo da torneira, cuidando para que a pressão saia pela válvula. Abro a panela e banho as beterrabas em água fria - assim, elas param de cozinhar, mantêm a cor bonita e soltam as cascas facilmente.

Pronto, agora é só cortar as beterrabas em pedaços do tamanho de uma garfada, juntar cebola e salsinha picadinhas e temperar com sal, azeite e um líquido azedinho (às vezes uso suco de limão, às vezes, vinagre branco - neste dia, usei vinagre balsâmico). Pimenta-do-reino moída na hora também cai bem. Misturo delicadamente e sirvo.

7 comentários:

Danni e Lype disse...

Olá Letrícia,
Essas sugestões de saladas são bem-vindas agora no verão...
ADOREI!!!
Grande beijo, Irene

Dricka disse...

Amo beterraba, e esse tambem é meu jeito preferido de come-las, com a diferença que invariavelmente eu acrescento coentro e suprimo a salsinha. Amoooo!
Bjs

Cristina disse...

Não sou grande apreciadora de beterraba, a não ser em conserva...vou experimentar ao seu modo, pois sei a importância desse legume na alimentação!
Boa semana...

Delicioso Equilíbrio disse...

Olá! O meu jeito favorito de comer beterrabas é fazê-las assadas. Pico em pedaços grosseiros e coloco em um pedaço de papel alumínio, tempero com um fio de azeite, sal, pimenta e ervas (o que tiver, já coloquei alecrim, tomilho, hortelã), às vezes um pouco de crema di balsamico. Fecho bem o papel alumínio, formando um pacotinho, e levo ao forno por uns 30 minutos. Fica divino, como não leva água o sabor fica mais concentrado (e gostoso). Você também pode colocar a beterraba com casca, se estiver com pressa(depois de assada a casca sai bem fácil, é só esfregar).

Adoro o seu blog!!!
Um abraço,
Samantha.

www.leiliane.com.br disse...

Adoro salada de beterraba. Vou experimentar seu modo de preparo. Costumo cozinhar já cortada, em pouca água. Fica muito boa também!

ameixa seca disse...

A simplicidade sai sempre vencedora :)

Letrícia disse...

Irene, no verão, não há nada melhor!

Dricka, eu não sou amiga do coentro, mas imagino que fique bom também!

Cristina, nunca comi beterraba em conserva, acredita?

Samantha, adorei o seu jeito de preparar beterraba. Com certeza vou testar!

Leili, eu parei de cozinhar a beterraba cortada porque achei que ela desbotava um pouco.

Ameixinha, é verdade!

Beijos, meninas queridas!

Printfriendly