Salada de cenoura com sementes de nigela

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Outro dia ouvi uma boa de uma colega no trabalho: "toda vez que você traz um desses seus bolinhos, eu só me lembro da bruxa de João e Maria, que quer engordar as crianças para devorá-las". Lisonjeiro, não?

Pra provar que eu não quero engordar ninguém, muito menos comer, vou fazer uma sequência de posts de saladinhas. A primeira é de cenouras com sementes de nigela.

Cenouras com sementes de nigela
Receita adaptada daqui

Ingredientes: 

400 g de cenouras em tiras finas (cerca de 4 cenouras médias raladas ou passadas num cortador tipo Benriner)
Sal a gosto
Suco de 1 limão
4 colheres (sopa) de óleo vegetal - usei azeite de oliva
2 colheres (sopa) de sementes de nigela

Modo de preparo:

Bico. Acomode as cenouras previamente lavadas, descascadas e cortadas em tirinhas numa tigela grande e tempere com sal a gosto e suco de limão (vá com calma - acrescente um pouco de cada um, misture e prove. Repita o processo até estar do seu gosto. Adicionar mais um pouquinho de tempero é fácil, tirar não).

Feito isso, leve ao fogo uma frigideira com o óleo (ou azeite) e frite as sementes de nigela por 30 segundos, mais ou menos. Despeje o óleo quente junto com as sementes sobre as cenouras, misture e sirva.

Observação final:

Conhece nigela, fia? Eu também não conhecia. Comprei na Bombay simplesmente porque estava curiosa. Não achei o sabor muito marcante - a mim, me lembrou vagamente o gergelim. Mas é gostosinha e dá um tchans na cenoura. Se não encontrá-la, experimente usar gergelim ou sementes de mostarda. Deve funcionar também.

6 comentários:

Doce Final Feliz disse...

lol:) gostei da analogia!! adoreia a saladinha..
bjus
Cila

Fê Dayrell disse...

A saladinha esta muito apetitosa e adorei a ideia do post só de saladas.
Bjo

luci disse...

adorei a salada ,adorei conhecer a semente de nigela beijos

Eli disse...

Eu ri muito com o pensamento da sua amiga, Letícia comer é bom demais né? :)

Agora super 10 a idéia da série de saladinhas vou ficar ligadinha.

Lica

Cristina disse...

Muito "lisonjeiro",rs...mas a ideia das saladas é 10,adorei esta...vou acompanhar!
Bj...

Letrícia disse...

Ai, Cila, é cada uma que eu ouço :-)

Depois de uma temporada de doces, uma saldinha cai bem, né, Fê :-)

Luci, depois dessa salada, eu gostei ainda mais da nigela! É gostosa e tão bonitinha!

Lica, você precisava ver a inocência com que ela soltou este comentário, não dava nem pra achar que era desaforo ;-)

Cris, espero que você goste! Tem mais salda vindo por aí!

Beijos, queridas!

Printfriendly