Bolo de banana e chocolate

quinta-feira, 1 de março de 2012

O hômi tem um jeito fofo de me consolar quando estou triste ou chateada. Quando em busca no trabalho, ele traz consigo um livro de receitas de baking goods :-)

Esta receita saiu de um dos livros que ganhei dele - é da editora Parragon, daquela coleção Love Food (infelizmente, não consegui identificar a autoria). Preparei com bananas nanicas maduríssimas, vindas do pomar de um colega de trabalho.

Bolo de banana e chocolate
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

115 g de manteiga sem sal amolecida
2 bananas nanicas maduras amassadas com um garfo
85 g de açúcar de confeiteiro
2 ovos
220 g de farinha de trigo
1 pitada de sal
25 g de cacau em pó não adoçado
2 1/2 colheres (chá) de fermento químico em pó
1 a 2 colheres (sopa) de iogurte natural
100 g de gotas de chocolate amargo

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Unte uma forma de bolo inglês média com manteiga e polvilhe farinha de trigo.

Acomode as bananas na tigela da batedeira. Adicione o açúcar e bata até incorporar. Faça o mesmo com a manteiga. Em seguida, acrescente os ovos, um a um, batendo até incorporar a cada adição.

Desligue a batedeira. Peneire sobre a tigela os ingredientes secos - farinha, cacau, sal e fermento. Bata em velocidade lenta (se quiser, proteja a tigela com um pano de prato para não emporcalhar a cozinha). Adicione um pouquinho de iogurte - pouquinho mesmo, 1 colher de sopa pode ser suficiente - para que a massa fique adquira a consistência de massa de muffin (desculpem, não consegui pensar em nenhum exemplo melhor). Some, por fim, as gotas de chocolate e misture com uma espátula de silicone até incorporar.

Deite a massa na forma preparada e leve ao forno por 50 minutos a 1 hora ou até que o bolo passe no teste do palito. Retire do forno e deixe esfriar na forma por 5 minutos. Desenforme sobre uma grade e deixe esfriar completamente.

Observação final:

Nem falei das minhas impressões em relação ao bolo, né. Achei honesto - é fofo, úmido e gostoso, mas nada que faça os anjos descerem à terra. O sabor de banana e o de chocolate me pareceram equilibrados - não há um que apareça mais. Entre os meus cobaias, o bolo também recebeu avaliação positiva. E - pasmem - houve quem dissesse que foi um dos melhores que eu já levei ao trabalho.

6 comentários:

Eli disse...

Bolo de banana é tudo pra mim, e tenho que dizer amiga que eu discordo - pois pela foto eu creio que desceu uma legião de anjos. Vou levando a receita e depois te conto o que achei. :)

Lica

Leonor disse...

Que óptimo aspecto!!!! O que são bananas nanicas?

Luna - Quiche de Macaxeira disse...

Pela foto parece maravilhoso, fiquei a fim de fazer. :)

Akemi disse...

Humm, a textura desse bolo me pareceu bem macia e gostosa! E banana e chocolate não tem como não dar errado! Deu invejinha (branca ta! rsss) do carinho do seu hômi te presentear com livros de receitas! Acho que vou deixar este post aberto de propósito para o Luiz dar uma espiada! kkkkk
Bjss e um lindo final de semana!

Maria disse...

Letícia, que bolo fabuloso.Adorei,mesmo.
Beijinhos da Maria

Letrícia disse...

Lica, entre as pessoas que comeram esse bolo, houve quem dissesse que era o melhor de todos os tempos. Eu achei bom, mas só. Acho que é uma questão de gosto :-)

Leonor, banana nanica é um tipo de banana grande e bem doce que dá em uma bananeira pequena (nanica é a bananeira, na verdade - dizem que ela não cresce porque os cachos muito pesados impedem). Foi o que me contaram ;-)

Luna, ele é realmente fotogênico :-) Foi o que eu falei pra Lica, é questão de gosto.

Akemi, o hômi sabe como poucos como me arrancar um sorriso :-)

Maria, que bom que gostou!

Beijão, lindonas!

Printfriendly