Bolo de chocolate denso da Nigella, dicão e sorteio (eba!)

domingo, 22 de abril de 2012

Oi, pessoal! Tudo bem com vocês?

Tenho andado ausente do blog por vários motivos:
  • Estou trabalhando demais - inclusive nas horas que teria para cozinhar e blogar;
  • Estou de dieta, o que me exige priorizar a comida que me deixa bem alimentada, e não a que me dá prazer (de preparar e de comer);
  • E o principal - por conta de uma otite, o hômi precisou fazer uma dieta especial, sem leite e derivados, sem gorduras e sem CHO-CO-LA-TE.
Sério. Sem manteiga, leite, chocolate, viver entrar na cozinha, para quê.

Mas, felizmente, a dieta foi um tiquinho flexibilizada - o suficiente para que eu retome o meu relacionamento sério com o forno e o fogão. Então, que comecem os trabalhos! Vamos à receita, ao dicão e ao sorteio.

**********************

A receita é um bolo de chocolate simples - pouco doce, sem recheio, cobertura, gotas ou quaisquer frescurinhas -, mas úmido, fofíssimo e delicioso, da eterna diva Nigella.

O dicão vem do chocolate que usei, que fez toda a diferença no resultado final da receita. Foi o chocolate da Amma, uma fabricante artesanal da Bahia, que gentilmente me enviou 1 kg de chocolate de primeira. Ultimamente, ando super besta chata exigente em relação aos chocolates que uso - na minha cozinha, só entra chocolate com alto teor de cacau, geralmente belga. Saber que existe um chocolate tão bom em terras nacionais foi uma agradável surpresa. Talvez por ser orgânico, talvez por vir logo ali, da Mata Atlântica baiana, ele tem um aroma inigualável, que eu nunca tinha sentido em nenhum outro. Um cheiro que transporta a gente para as lindas fazendas de cacau da novela Renascer (ok, acabei com o glamour do chocolate).

Vale a pena conhecer e, principalmente, experimentar. Veja aqui se tem Amma na sua cidade.

'E o sorteio, fia?' Fica depois da receita ;-)

Bolo de chocolate da Nigella na versão loaf 
Receita adaptada daqui

Ingredientes*:

200 g de manteiga sem sal, macia
1 2/3 de açúcar mascavo escuro
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
114 g de chocolate amargo da melhor qualidade (usei Amma com 75% de cacau), derretido
1 1/3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 de colher (chá) de sal
1 xícara + 2 colheres (sopa) de água fervente

*Uso xícara medidora de 240 ml

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 190C. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês com cerca de 23 X 13 cm, forre-a com papel manteiga e unte o papel também (calma, essa é a parte mais trabalhosa do bolo). Numa tigela, misture a farinha, o sal e o bicarbonato. Reserve.

Usando a batedeira, bata o açúcar e a manteiga até obter um creme fofo.Acrescente os ovos, um a um, e a baunilha, batendo bem a cada adição. Deite nessa mistura o chocolate derretido (cuide para que ele já tenha esfriado um pouco) e bata só até a mistura ficar homogênea. O objetivo aqui não é aerá-la, então não bata demais.

Por fim, adicione alternadamente a mistura de farinha e de água quente, batendo a cada adição (a Nigella sugere que você adicione 1 colher de sopa de cada um, até acabar. De boa? Pode fazer 4 adições de farinha, 4 de água, começando pela farinha, que não vai ter problema, não). Você vai obter uma massa bem líquida, mas não tema, é assim mesmo.

Deite a massa na assadeira preparada (como eu achei a quantidade de massa muito grande para a forma, usei um pouco dela para encher ramequin untado com manteiga) e leve ao forno por pelo menos 30 minutos (a Nigella diz que são 30 minutos, meu forno diz algo uns 15 a 20 minutos à frente - consulte o seu forno e veja o que ele acha). O teste do palito dessa massa é como o de brownie: não tem problema se vierem migalhas úmidas.

Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade até que fique completamente frio. O meu esperou quase 24 horas até ser desenformado (menos o pequeno, que foi desenformado morninho).

Sirva e veja-o sumir, ao som de muitos hummmms e ahhhhhs.

Bolo de chocolate da Nigella na versão pequena
O bolinho que fiz com o excesso de massa. Raspei chocolate por cima, só para ficar mais bonitinho.


Agora, o sorteio! #VEMGENTE

Gente, a Amma me mandou um kit bacanésimo com 7 barras de chocolate com teores diferentes de cacau pra eu sortear entre vocês, que me visitam. Para participar do sorteio, cliquem no link abaixo e preencham os dados solicitados. Ah, e como daqui a um mês, certinho, é meu aniversário, quero que vocês me sugiram: que bolo eu faço para comemorar? Precisa ter chocolate entre os ingredientes, hein ;-)

As inscrições vão até 23h59 do dia 10/05. O sorteio será feito com base na extração da Loteria Federal do dia 12/05. O resultado, eu conto no dia 22, pra algum sortudo festejar comigo :-)

Clique aqui e participe!

14 comentários:

Iliane disse...

que bolo lindo..apezar de não ser fã de chocolate..adoraria uma fatia nessa tarde de domingo..bjo

Renata Boechat disse...

Huallll!!! Que bolo + tudo!

E que sorteio tão bom!

Bolo de chocolate pra comemorar? No EternosPrazeres tem um, http://www.eternosprazeres.com/2010/03/o-melhor-bolo-de-chocolate-de.html

veja se te atrai, é bom demais!!!

Abraço e obrigada pela oportunidade!

AnaC disse...

Hummmmm Pena que o bolo de "cocolate" que minha pequena pediu acabou de sair do forno, ou faria este. :-)

Bjos!

Gisela disse...

Leticia, adorei o bolo, é de chocolate eu gosto.
Um beijo e boa semana

Mónica Silva disse...

Que delicioso ficou o seu bolo, adorei.

Beijinho

Mané disse...

tirando os motivos menos bons, gostei muito (que bolo mais gostoso)

Eli disse...

Que bolo luxo amiga o meu Enzo está a 33 dias lutando contra uma otite.

Olha de verdade achei esse bolo imponente.

Lica

www.leiliane.com.br disse...

Amei esse bolo. Bem mais requintado que o meu. Ontem a noite me deu a louca e preparei um bolo com chocolate alpino. Ficou até gostoso. Mas esse aí está demais hein.

Danni e Lype disse...

Humm!!! Que DELÍCIA!!! ADOREI!!!
Grande beijo e uma ótima semana, Irene

Akemi disse...

Lê, esse bolo de chocolate com chocolate dos bãos deve ter ficado show!!! Esse ingrediente não é minha especialidade mas tenho certeza que vai chover receitas ótimas!!! Bjsss e boa semana!

Marly disse...

Oi, Le,

O bolo deve ter ficado mesmo muito bom, a foto já é um testemunho disso! rsrs.
Quanto à dica, vou procurar saber mais dessa marca, pois esta é uma questão que muito me interessa, rsrs.
Já a minha sugestão sobre o bolo terá que recair sobre um que fiz e eu e mais cerca de 2000 pessoas achamos excelente: úmido e extremamente chocolático! Explico: no meu blog ele recebeu o nome de "Aquele Bolo de chocolate", bolo que na época em que fiz já havia recebido mais de 1400
comentários no site do
'Epicurious', de onde tirei a receita, e depois foi feito também por brasileiros do digamos, meu círculo de leitores, entre os quais, a blogueira abaixo, rsrs:

http://strawberrycrumble.blogspot.com.br/2012/02/bolo-de-chocolate-delicioso.html

Beijoca e bom dia!

EstáVento disse...

Não sou fã de chocolate, mas faço para os outros comerem. A qualidade do chocolate, dita, de facto, a qualidade da sobremesa...bjs

Ana

juarez disse...

Por que 114 g de chocolate? Que exatidão!

Letrícia disse...

Oi, Juarez! A medida é resultado da conversão de 4 onças em gramas. Na verdade, não sei se 14g fazem tanta diferença. Mas não testei a receita sem elas, por isso, não fico confortável de dizer se elas podem ser descartadas ou aumentadas até um valor menos esquisito.

Abraços!