Granola de cacau, coco e framboesas

terça-feira, 3 de abril de 2012

Opa, demorei mais do que eu previa para voltar. Mas voltei! E aí, tudo correu bem com vocês? Já nos preparativos para a Páscoa?

Como vocês já cansaram de saber, estou em constante conflito com a balança. Nos últimos tempos, comecei um programa sério de reeducação alimentar e, por isso, tenho buscado ingerir comidinhas que me deem mais benefícios além das calorias.

Aí que eu bati os olhos nessa granola. Fiquei encantada, mas me conformei em guardá-la na memória com carinho - afinal, onde eu acharia framboesas desidratadas? E isso existe? GENTE, EXISTE. Achei no supermercado 'de gente feliz' e levei para casa. E não sosseguei até prepará-la.

Como achei que ela estava meio pobrinha só com aveia, fiz algumas substituições para incluir mais ingredientes saudáveis - gérmen de trigo, flocos de quinoa, farelo de trigo, farinha de linhaça.

Gostei do resultado. Como usei um cacau bem forte, a minha ficou pouco doce, o que me agradou bastante. Só recomendo cuidado com o tempo no forno - granola é danada para queimar.

Granola de cacau, coco e framboesas secas 
Receita livremente adaptada daqui

Ingredientes:

3 1/2 xícaras de aveias variadas (usei metade em flocos grossos, metade em flocos finos)
1/2 xícara de gérmen de trigo
1/2 xícara de farelo de trigo
1/4 de xícara de farinha de linhaça
1/4 de xícara de flocos de quinoa
1/2 xícara de cacau em pó não adoçado
1/2 xícara de mel
1/2 xícara de xarope de bordo (maple syrup)
2 colheres (sopa) de óleo de coco
1 pacote de coco em flocos (não tem importância se for adoçado)
1 xícara de framboesas secas (pode ser outra fruta seca da sua preferência, desde que seja miudinha ou esteja picada)


Modo de preparo:

Numa tigela grande, misture as aveias, o gérmen de trigo, o farelo de trigo, a farinha de linhaça, os flocos de quinoa, o coco e o cacau. Em outra, menor, misture bem o óleo de coco, o mel e o xarope de bordo (se o óleo estiver solidificado, aqueça-o em fogo baixo até que ele derreta e só então misture-o ao mel e ao xarope). Despeje a mistura líquida sobre a seca e misture bem. Recomendo que você use as mãos para garantir que todos os cereais fiquem impregnados. Espalhe essa mistura sobre uma assadeira grande, tomando cuidado para ficar distribuída por igual.

Agora, vem a parte que exige mais atenção: assar a granola. Leve-a ao forno preaquecido a 160ºC por uns 30 minutos, mais ou menos, revolvendo-a a cada 10 minutos. O ponto é quando ela fica mais sequinha (se ficar levemente úmida, não tem problema, ela seca um pouco mais enquanto esfria). Fique de olhos bem abertos e nariz de prontidão para qualquer cheiro mais torradinho, pois os tempos podem variar do meu forno para o seu.

Retire a granola do forno e adicione as framboesas secas, misturando delicadamente. Espere esfriar totalmente antes de guardar.

4 comentários:

Cidália disse...

Deve ficar deliciosa essa granola.
Beijinhos

Mónica disse...

Que bom aspecto tem a sua granola, perfeita para o pequeno almoço :)

Beijinho

Patricia Scarpin disse...

Eu vi as framboesas secas mas não tive coragem de comprar, achei caras demais! :S

Esta sua granola, hein? Que delícia, Lê!

Letrícia disse...

Cidália, Mónica, obrigada pelos elogios :-)

Pat, não são mesmo a coisa mais barata do mundo. E as frescas são incomparáveis.

Beijos, meninas!