Scones de maçã e queijo muçarela

quarta-feira, 25 de abril de 2012

O desafio Dorie às Sextas da semana que passou foi um desses quitutes gringos que sempre despertaram minha curiosidade, mas que até então não havia comido: scones. Umas broinhas úmidas e macias, que não esmigalham tão facilmente quanto as broas tradicionais. São um meio-termo entre o pão e o bolo.

Não consegui publicar a receita dentro do prazo previsto, mas achei uma maldade não compartilhar a receita. Até porque fez muito sucesso entre as participantes do grupo. A minha opinião? É gostoso, mas não me emocionou. Comeria mais vezes contente, mas não é algo que me faça perder o sono se for cortado da minha dieta.

Apple cheese scones Receita adaptada daqui

Ingredientes (para 12 scones):

1 ovo grande
1/2 xícara de iogurte
1/4 xícara de suco de maçã sem açúcar, frio
1 3/4 de xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de fubá moído em moinho de pedra (aquele mais grossinho)
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento químico
1/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 de colher (chá) de sal
113g de manteiga sem sal, fria, cortada em pedacinhos
3/4 de xícara de muçarela ralada
1/2 xícara de maçã seca, em pedacinhos pequenos (usei chips de maçã picadinhos)

 *A xícara medidora que utilizo tem capacidade para 240 ml


Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200ºC. Forre uma assadeira com papel manteiga ou com um tapete de silicone.

Numa tigelinha, misture o ovo com o iogurte e o suco de maçã. Reserve.

Em outra tigela maior, com o auxílio de um fouet, misture a farinha, de trigo, o fubá, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal. Acrescente a manteiga e cubra-a com farinha. Usando um garfo (ou as pontas dos dedos), incorpore a manteiga aos ingredientes secos, até obter uma farofinha. Não precisa ficar uniforme (aliás, nem é bom ficar mexendo demais para que a manteiga não derreta).

Acrescente os ingredientes líquidos aos secos e misture com um garfo até que não haja vestígios de farinha (a massa vai ficar molenga, pegajosa e assustadora, mas força na peruca, que é assim mesmo). Acrescente o queijo e a maçã e envolva suavemente.

Com uma espátula de silicone (ou com a mão, se não se importar com a melequeira), amasse ligeiramente esse grude por umas 10 vezes, como se estivesse trabalhando massa de pão. Ele vai grudar, claro, mas tenha fé e siga em frente.

Enfarinhe a sua superfície de trabalho, despeje a massa e modele-a como preferir (ou conseguir - se precisar, polvilhe levemente a superfície da massa com farinha para facilitar). Se quiser que os seus scones fiquem no mesmo formato que os meus, divida a massa em 3 partes iguais e modele cada uma como um disco de 1,5 cm de altura. Corte cada disco em cruz e tchanã!, você obterá 12 scones em formato de cunha (se preferir, você também pode fazer um retângulo e cortá-lo em 12 pedaços iguais).

Acomode os scones nas assadeiras preparadas e leve ao forno por 20-22 minutos ou até que eles fiquem dourados e quase firmes. Transfira-os para uma grade e deixe-os esfriar durante 10 minutos antes de servir. Se preferir, deixe-os esfriar completamente e sirva-os à temperatura ambiente.

E participe do sorteio!

Quer concorrer a um kit bacanésimo com 7 barras de chocolate orgânico da Amma? É só clicar no link abaixo e preencher os dados solicitados. As inscrições vão até as 23h59 do dia 10/05. #VEMGENTE!

Clique aqui e participe!

6 comentários:

A Paixão da Isa disse...

ficrao muito bonitos eu adoro os teus estao mesmo muito bonitos bjs

menuaquarela disse...

Concordo com vc. os scones não me empolgaram tanto assim, são gostosos, mas acho que não voltaria a fazer, pelo menos estes.Muito embora eles tenham ficado com uma aparencia boa. beijos gina

Danni e Lype disse...

Uau!!! Ficaram LINDOS e com certeza DELICIOSOS!!!
Grande beijo, Irene

Ana Rita disse...

Ficaram lindos!!Acompanham mesmo bem o pequeno almoço, o lanche ou quando apetece!
Bjoka
Rita

Eli disse...

Estão tão lindos eu me encantei!!

Eli

Akemi disse...

Pra mim scones são a versão gringa dos nossos pães de minuto e eu gosto! Fiz uma versão salgada de scones enrolados a alguns anos atrás da Patricia do TK e ficaram deliciosos!
Gostei dessa versão que tem meu super ingrediente favorito (fuba!!!. qqr hora vou testar!
Bjss

Printfriendly