Falta de foco e pãezinhos de aveia em formato de trevo

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Distração tem sido um problema para mim nesses últimos tempos. Tento fazer muitas coisas ao mesmo tempo e, no final, acabo não fazendo nada direito.

Eu bem que me esforço para evitar esse estado de desordem mental - em tudo que estou fazendo, procuro repetir, quase feito um mantra: "foca no que você está fazendo, Letícia, foca". Mas, tenho certeza, algum canto da minha cabeça fica de palhaçada comigo:

Crías de focas 2009 (1)
Foca, Letícia, foca (foto de =mc2)

Foca
Concentra, vai. Foca (foto de José M. Macías)

Bruno
Sério, perdeu a graça. Foca aí. (foto de Macnolete)

Curious Gentoo Penguin
Oi? (foto de Chris Pearson)

Bem, com essa série de fotos lindas e piadas ruins, comprovo o que estava falando sobre falta de foco. Mas o que eu queria contar mesmo nesse post é que preparei uns pãezinhos fofos, em formato de trevo, há várias semanas. Como os blondies do post anterior, essas belezinhas sofreram com a maldição da cozinheira distraída e acabaram ficando mais bronzeados do que o esperado. Mas são gostosos e merecem atenção e carinho, que eu sei que você terá com eles.

Ah, a propósito, não são pãezinhos para se fazer quando se está impaciente. Não são difíceis, mas dão trabalho e sujam louça. Faça-os num dia zen, com tempo disponível - vai ser melhor.

Pãezinhos de aveia em forma de trevo
Receita adaptada daqui (a dica do livro veio da Pat Scarpin)


Ingredientes:

300 ml de buttermilk (eu usei 15 ml de sumo de limão + 285 ml de leite - misturei bem e deixei descansar por 10 minutos)
1/4 de xícara de açúcar
1 1/2 xícaras de aveia em flocos médios
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
3 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
1/4 de colher (chá) de açúcar para o fermento
1/4 de xícara de água morna
2 ovos grandes levemente batidos
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 1/2 de farinha de trigo, mais 1/4 de xícara, se necessário
3/4 de xícara de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de sal

Modo de preparo:

Numa panelinha, misture o buttermilk e 1/4 de xícara de açúcar. Leve ao fogo médio por uns 6 minutos, até que o buttermilk fique bem quente (não é necessário que o açúcar dissolva totalmente).

Numa tigela grande e resistente ao calor (usei a tigela de inox da batedeira), acomode a aveia, a manteiga em pedaços grandes e, por cima, despeje o buttermilk quente. Misture e deixe descansar por 20 minutos.

Numa tigelinha, misture o fermento, 1/4 de colher de chá de açúcar e a água morna. Deixe descansar até espumar (de 6 a 7 minutos).

A aveia está morna? É hora de misturar a ela os ovos, o bicarbonato e o fermento que espumou. Você pode fazer a mão, com o auxílio de uma colher de pau. Como eu ando mais mole que pudim, contei com a força da batedeira e do batedor em formato de pá.

Em outra tigela, misture 2 xícaras de farinha de trigo comum, 3/4 de xícara de farinha de trigo integral e o sal. Despeje as farinhas sobre a aveia e misture até combinar (com a colher de pau ou com a batedeira). Trabalhe a massa, adicionando um tiquinho de farinha comum de cada vez (até completar 1/2 xícara de farinha).

Transfira a massa para a sua superfície de trabalho enfarinhada (com aquele 1/4 de xícara excedente) e dê um trato nela por 6 minutos, até que ela fique macia e uniforme, mas ainda um pouco grudenta.

Acomode a massa em uma tigela grande, bem untada com manteiga. Gire-a dentro da tigela até deixar toda a sua superfície untada. Faça cortes no topo com uma tesoura de cozinha e cubra com filme plástico. Deixe crescer em local protegido de correntes de ar até dobrar de volume (cerca de 1 h).

Quando a massa tiver crescido, remova o plástico e murche-a com os punhos. Cubra novamente e deixe descansar por 10 minutos.

Enquanto isso, unte com manteiga as 12 cavidades de 2 assadeiras de muffin de tamanho médio (com capacidade para 1/2 xícara de massa).

E aí, achou trabalhoso até aqui? Trabalhoso, de verdade, é modelar os pãezinhos. Divida a massa em duas partes iguais. Divida cada parte em 12 pedaços iguais. E divida cada pedaço em 3 porções iguais. Modele cada uma em formato de bolinha e acomode nas cavidades da assadeira de muffin (3 por cavidade). Gata, não vou mentir pra você, são 72 bolinhas. Força na peruca, que está terminando.

Terminou de modelar? Cubra com um filme plástico e deixe descansar até dobrar de volume (cerca de 45 minutos).

Aqueça o forno a 190ºC. Remova o filme plástico e asse os pãezinhos por 12 a 15 minutos ou até que eles fiquem douradinhos. Pouse a assadeira sobre a grade de resfriamento por 5 minutos - só então, remova os pãezinhos (cuidado para não se queimar). Deixe que esfriem por 30 minutos sobre a grade antes de comer.

9 comentários:

Selene disse...

Ficaram lindos, e sem duvida saborosos, não foi?

Bjs

Artes da Mel disse...

Letícia adorei as focas..rssss Sabe que eu também sou assim...faço muitas coisas ao mesmo tempo e no fim não faço nada bem feito...também preciso de FOCO!!
Adorei a receita! Sempre acompanho seu blog, passe também lá no meu cantinho!
Bjos
Mel

Akemi disse...

Lê, isso frequentemente me acontece principalmente na faxina! rsss Acho que tem a ver com coisas que não gostamos de fazer e por isso é bem mais fácil se distrair. De qqr forma, dei umas boas risadas com as focas! :D
Já os pãezinhos achei uma graça este formato! O buttermilk na massa deve deixar a massa bem macia e saborosa ne? Qualquer hora me aventuro!
Bjss e gambate na concentração! ;)

Fê Dayrell disse...

Lê meu problema esta ao contrário do seu o foco até existe mas a memoria para lembrar onde ele estava.... kkkk

Piadinha ruim a parte, o pãozinho ficou bem a meu gosto.
bjo

Doce Final Feliz disse...

Credo, eu sei o que é a distracção.. mas que fazer?
para mim os pãezinhos ficaram lindos:)
bjus
Cila

A Paixão da Isa disse...

ficaram mt bonitos gostei mt bjs

ameixa seca disse...

Muito fofos, um bronze fantástico :)

Anna Paula Leal. disse...

ADOREI os "focas"!!!
Tenho o mesmo mal, mas quando me proponho em fazer algo na cozinha, tento me concetrar mais, pois entro nela querendo fazer 10 coisas e mal conseigo fazer 1 e ainda sujo muita coisa.
Então...foca mais!

Will disse...

Que post mais adorável, Letricia.

Ótimo final de semana para você!

Printfriendly