Swedish visiting cake

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Mais um desafio do grupo Dorie às Sextas. Um bolinho muito simples de fazer, mas muito elegante - e, pelos gemidos de prazer com que foi devorado, muito saboroso. Pessoalmente, não me impressionei. Mas a verdade é que nada tem me impressionado nos últimos tempos. Tenho andado preocupada e isso tem embotado os meus sentidos para experiências prazerosas.

De qualquer forma, este é um bolo que eu repetirei - até porque um dia as nuvens cinzentas se afastarão e eu certamente gostarei de comer uma fatia dessa belezinha.

Swedish visiting cake
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

1 xícara de açúcar (mais um pouco para polvilhar)
Raspas da casca de 1 limão
2 ovos grandes
¼ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de extrato de baunilha (opcional)
½ colher (chá) de extrato de amêndoa (opcional)
1 xícara de farinha de trigo
115 g de manteiga sem sal, derretida e fria
Amêndoas laminadas para espalhar sobre o bolo (usei um mix de avelãs, pistache e amêndoas)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma frigideira de ferro fundido com cerca de 23 cm ou uma forma de bolo com o mesmo diâmetro. Se usar forma de bolo, acomode-a sobre uma assadeira (caso a massa vaze, não vai emporcalhar o seu forno).

Numa tigela grande, misture bem o açúcar e a raspa do limão. Junte os ovos, um a um, mexendo com um fouet até misturar bem. Adicione o sal e os extratos de baunilha e amêndoa e mexa mais.

Adicione então a farinha, envolvendo-a delicadamente com o auxílio de uma espátula. Faça o mesmo com a manteiga derretida.

Pronto! Agora é só deitar a massa na forma e alisar a superfície. Espalhe as castanhas sobre a massa e polvilhe um pouco de açúcar por cima.

Leve ao forno por 25 a 30 minutos ou até que o bolo fique dourado (o bolo ficará úmido por dentro). Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade por 5 minutos, antes de tentar desenformar.

Sirva morno ou frio.
Swedish visiting cake - uma fatia

18 comentários:

Cintinhazita disse...

Ficou com um ar super apetitoso (hmmmm pistachios que bom).
Espero que essas nuvens negras passem depressa depressa, vais saborear tudo de maneira diferente depois...

Bjinhos

Cidália disse...

O bolo ficou fantástico!
Beijinhos

Carla disse...

Certamente que uma fatia desse bolo lindo dissipou por uns momentos as nuvens cinzentas. Espero que o mau tempo passe bem depressa e cheguem dias cheios de céu azul.
Beijinhos e um bom fim-de-semana

Luna - Quiche de Macaxeira disse...

Parece tão gostoso! Acho que eu iria gostar... =) Beijo!

Nane Cabral disse...

Olá Letrícia, que maravilha de torta, parabéns! Amei seu blog! Tb tenho um, caso queira me fazer uma visita, terá um cafezinho quentinho te esperando... Beijinhos e um ótimo fds! Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Gisela disse...

Ficou lindo, adorei a cobertura.
Um beijinho e bom fim de semana

Eli disse...

Meu mundo por essa fatia de bolo - pois eu já me rendi ao encanto da receita e espero que tudo fique bem querida, qualquer coisa estou aqui. :)

Eli

Maria disse...

Letícia, nada há a acrescentar aos comentários acima. Apenas que também gostei imenso. Desejo-te melhores tempos para breve.
Beijos
Maria

Susana Figueiredo disse...

Óptimas ideias!

Mané disse...

Boa sugestão, eu utilizei a sugestão de origem mas esta tbn me parece bem apelativa
;(

Os Babinhos disse...

Que aspecto delicioso tem este bolinho com pistachos ui ainda melhor...


Bom fim de semana

Bjs

As Papinhas dos Babinhos

Edna Melo disse...

Isso deve ser uma delícia!!!

Danni e Lype disse...

Querida Letrícia,
Uau!!! Fiquei com água na boca só de olhar as fotos dessa DELÍCIA!!! ADOREI!!!
Grande beijo, Irene

Cristina disse...

Ficou lindo e acreditando nos gemidos de prazer,levo a receita!
Bj,

Akemi disse...

Querida Letrícia, sempre há luz no fim do túnel e logo logo essa fase nebulosa vai passar, vc vai ver! Se precisar de alguma coisa, é só gritar que estarei por aqui!
Realmente é difícil apreciar alguma coisa quando a cabeça está preocupada com outras questões mas a julgar pelos ingredientes este bolo tem tudo pra ser um campeão!
Bjss e boas energias pra vc!

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

Ficou lindo lindo amiga, nem sei faço ou não, mas com este aspecto estou convencida bjokitas

menuaquarela disse...

Adorei ...está com um aspecto delicioso, o bom desse bolo é a simplicidade e o gosto. Tenho certez que quando o fizeres de novo será em melhores tempos com o sol brilhando na tua vida.Bom fim de semana e beijos da Gina

Patricia Scarpin disse...

Ô, querida, que você saia desse sufoco aí logo, viu?
Já fiz esse bolo e adorei, esse interior úmido fica com um quê de marzipã, delícia.
xx

Printfriendly