5 anos de No Calor do Fogão - o não-post de aniversário e um bolo de chocolate

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Almost-fudge gâteau

Posts de aniversário de foodblogs são muito parecidos – e não há nada de errado nisso. Afinal, por mais que os autores tenham diferentes vidas e formas de ver o mundo, a grande maioria é movida por dois sentimentos em comum: o amor por cozinhar (e comer!) e o desejo de compartilhar um bom prato, mesmo que virtualmente.

Talvez por isso, a estrutura das retrospectivas seja bem semelhante. Primeiro, há o espanto por mais um ano completado – o tempo passa rápido e, apesar de todas as forças contrárias, o blog resiste. Depois, é hora de relembrar as primeiras publicações (com uma certa vergonha pela má qualidade das fotos), os percalços para chegar até o momento atual, as polêmicas que um ou outro post geraram, os momentos importantes que foram compartilhados.

Como tendo a ser um tanto verborrágica, vou poupá-los da minha retrospectiva e simplesmente agradecer de todo o coração pela companhia nos últimos 5 anos. Por todo o carinho, por toda a inspiração, por tudo, tudo mesmo. Foi lindo. E vai ser lindo enquanto o tempo permitir.

MUITO OBRIGADA!

Eu não ia contar agora, não, mas não me aguento: fiquem de olho, que vai ter sorteio delícia logo mais nesse bat-canal. Sou dessas que não aguenta guardar boa notícia ;-)

Ah, como aniversário sem bolo é muito sem graça, preparei um bolinho bem chocolatudo da musa Dorie Greenspan. É o almost-fudge gâteau. Ele também é almost flourless - leva pouquíssima farinha.


Almost-fudge gâteau, já cortado
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

5 ovos grandes (gemas e claras separadas)
255 g de chocolate meio amargo picado grosseiramente (usei chocolate orgânico Amma 75%)
180 g de açúcar (usei 150 g)
70 g de manteiga sem sal cortada em pedaços
2 colheres (sopa) de café ou água
40 g de farinha de trigo
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 177ºC e posicione a grade do forno na posição central. Unte com manteiga uma forma de fundo removível com 23 cm de diâmetro. Forre o fundo com papel manteiga, unte-o e polvilhe com farinha de trigo. Reserve.

Numa tigela resistente a calor, adicione o chocolate, o açúcar, a manteiga e a água. Acomode-a sobre uma panela com água fervente (sem deixar o fundo tocar na água) e mexa ocasionalmente até que o chocolate e a manteiga derretam. Não se preocupe se o açúcar não estiver derretido e a mistura estiver meio granulosa - é assim mesmo. Retire a tigela do fogo e deixe-a esfriar por 3 minutos (eu provavelmente deixei mais tempo do que isso).

Quando a mistura estiver morna, incorpore as gemas, uma a uma, misturando bem com uma espátula de silicone. Em seguida, envolva a farinha à massa. Reserve.

Bata as claras em neve com uma pitada de sal até que elas fiquem firmes e brilhantes. Usando a espátula de silicone, misture vigorosamente 1/4 das claras em neve à massa. Despeje então o restante das claras, envolvendo delicadamente em movimento circulares, de baixo para cima.

Despeje a massa na forma preparada. Gire-a algumas vezes para que a massa assente de maneira uniforme. Asse por 35 a 45 minutos ou até que o bolo cresça como um todo e o topo esteja firme (é possível que ele se quebre - o meu não quebrou) e não trema com uma pancadinha. Ao espetar o bolo com uma faca, ela deve sair levemente manchada de chocolate.

Retire o bolo do forno e transfira para uma grade para resfriar por 5 a 10 minutos. Passado esse tempo, deslize uma faca em volta do bolo e remova as laterais da forma. Cuidadosamente, vire o bolo na grade para poder remover o fundo da forma e o papel manteiga. Com o auxílio de outra grade, reposicione o bolo na posição original e deixe esfriar até chegar à temperatura ambiente. É possível que ele afunde no meio ao esfriar (o meu não afundou).

Segui a sugestão da Dorie e cobri o bolo com uma ganache feita com 113 g de chocolate meio amargo, 1/2 xícara de creme de leite (ela recomenda fresco, mas usei o de caixinha que estava na despensa) e 3 colheres de chá de xarope de bordo (ela recomenda 2 colheres de chá de glucose de milho, mas eu estava sem).

Para preparar a ganache, derreta o chocolate no forno de micro-ondas. Enquanto isso, leve o creme de leite ao fogo numa panelinha (resolvi ignorar a recomendação de não ferver o creme de leite de caixinha - não deu errado, mas recomendo que você use creme de leite fresco, por via das dúvidas).

Misture então o creme de leite fervente, o chocolate derretido e o xarope de bordo com uma espátula de silicone até obter um creme liso, uniforme e brilhante.

Espalhe a cobertura sobre o bolo e espalhe-a com o auxílio de uma espátula de metal. Espere a cobertura esfriar até chegar à temperatura ambiente.

Almost-fudge gâteau, a fatia  
Pra vocês :-)

13 comentários:

Luna - Quiche de Macaxeira disse...

Parabéns, Letícia! No calor do fogão é um dos meus blogs culinários preferidos (de verdade), praticamente todas as receitas que você posta tenho vontade de fazer. Um grande beijo e longa vida ao blog! =)

Artes da Mel disse...

Letricia acompanho há tempos seu blog e adoro! Parabéns! Eh sempre um prazer! Beijos
Mel

Akemi disse...

Letícia, parabéns por mais um ano de blog! Obrigada pela partilha de receitas deliciosas e por colocar um pouco de vc em cada post!
Claro que vou aceitar uma fatia deste bolo chocolatudo e entre uma garfada e outra fico aqui matutando o que vem de bom nesse próximo sorteio...
Não poderia deixar de falar tbm que estou verde de inveja pelo encontro que vc vai ter amanhã!!!! Manda um super beijo pra Val e coma muito por mim tbm!
Bjss e bom fim de semana!

Uma pitada de sal, duas de carinho disse...

Parabéns por mais um ano=) E que forma melhor de festejar que com um delicoso bolo de chocolate?? Adoro=) beijinhos

Marly disse...

Parabéns, Le! que venham muitos outros anos deliciosos!
O bolo ficou lindo e deve ser mesmo muito saboroso!

Beijo e bom fim de semana!

Andrea disse...

Parabéns pelo sucesso do blog e por mais um ano de vida!

Adorei a receita do seu bolo e este com certeza entrará na minha lista de "fazer urgentemente"...

Beijão

Isabella disse...

Querida irmã,
Parabéns pelo sucesso do seu blog tão bonito e cheio da sua simpatia e generosidade! É por isso, que eu o acesso talvez mais do que o meu próprio email! E, claro, pra matar um pouquinho da saudade que a distância me impõe... Desejo muitos e muitos mais anos de sucesso e receitas maravilhosas que são presentes pros nossos olhos e paladares! bjs, Isabella.

anapaulaml disse...

Olá Letícia,

Parabens pelos 5 anos de blogue. O blogue está muito bonito por isso acho que está duplamente de parabens e não podia ter escolhido melhor do que um bolinho de chocolate que já me deixou de água na boca.

Desculpe a minha ignorância, o que é xarope de bordo?

bjinhos e bom fim de semana
Ana
http://cozinhacompaixao.blogspot.pt

Isadora disse...

Parabéns! seu blog é uma mistura de sucesso, delicias e grandes receitas!

http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

wair de paula disse...

Well, parabens pelo aniversario do blog e parabéns pela receitae bolos - perfeitos. Abraços
Wair
www.cronicasgulosas.blogspot.com

Alvaro Pisani disse...

Bom dia Letícia,

Descobri seu blog ao tentar conhecer uma pessoa seguidora do meu blog. Ví que ela tambem segue seu blog. Como é de também de culinária resolvi dar um passeio por lá. Gostei muito do seu jeito de explicar. Tudo muito claro e bem detalhado, até parece virginiana..
Fiquei em dúvida sobre seu nome correto, se Letrícia ou Letícia e lá no seu " quem sou eu " descobri o porque das diferentes grafias como porque voce escreve tão bem.

Parabens pelo bolo de chocolate e parabéns pelo aniversário do Blog.
Alvaro Pisani - SP

Téia disse...

Parabéns vizinha. Vida longa ao seu lindo blog. Foi muito bom revê-la. Bj grande.

Gina disse...

Parabéns, Letícia! Tenho carinho pelo seu blog, principalmente por estarmos juntas há tanto tempo.
É engraçado mesmo rever nossos posts mais antigos e sentir vergonha, mas tanta coisa aconteceu desde então, não é?
É um prazer vir aqui.
Bjs.

Printfriendly