Madeleines de chocolate

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Preparei essas madeleines para o meu compadre em seu aniversário. Ele não resiste a um bolinho de chocolate, mas se preocupa com a balança. Madeleines são pequeninas e, por isso, pode-se saborear uma sem morrer de remorso. Com as pontinhas mergulhadas em chocolate derretido, elas ficam prontas para a festa.

A receita foi baseada em uma da Dorie Greenspan. Fiz apenas a receita da massa de chocolate (havia um recheio de marshmallow, mas achei que era um pouco demais).

Madeleines de chocolate
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

2/3 de xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de cacau em pó não adoçado
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
2 ovos grandes em temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
90 g de manteiga derretida

Opcional: chocolate meio amargo de boa qualidade, derretido, para mergulhar a pontinha da madeleine

Modo de preparo:

Peneire a farinha, o cacau, o fermento e o sal juntos. Com a batedeira equipada com o batedor de arame, bata os ovos e o açúcar até obter um creme claro e espesso (uns 3 minutos). Adicione o extrato de baunilha e bata mais. Pronto, acabou a participação da batedeira.

Com uma espátula de silicone, incorpore delicadamente os ingredientes peneirados, seguidos da manteiga derretida. Cubra a massa colando diretamente sobre ela um pedaço de filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 3 horas ou até 2 dias. É esse tempo de resfriamento que dará os tão desejados calombos às suas madeleines.

Passado o período de resfriamento, aqueça o forno a 205ºC. Unte com bastante manteiga 12 forminhas de madeleine, polvilhando-as com farinha de trigo (se eu fosse você, tentava polvilhar com cacau em pó, pra madeleine não ficar com aquela casquinha esbranquiçada de farinha - é o que eu farei da próxima vez). Bata bem a forma para remover o excesso de farinha.

Divida a massa pelas forminhas. Faça-o com o auxílio de uma colher ou como eu imaginei agora: acomode a massa num saco tipo ziploc e, como se estivesse usando um saco de confeitar, vá enchendo as forminhas (com a colher dá certo, mas é mais enjoado).

Coloque as forminhas no forno e imediatamente baixe a temperatura para 175ºC. Asse por 13 a 15 minutos, ou até que fiquem fofinhas ao toque. Retire as forminhas do forno e encime-as delicadamente sobre a bancada. Elas se soltarão facilmente (quem não sair deve ser gentilmente incentivado com um toque suave dos dedos ou uma faquinha de manteiga). Acomode sobre uma grade e deixe esfriar.

Se quiser, quando as madeleines estiverem frias, derreta um pouco de chocolate meio amargo e mergulhe suas pontinhas nele. Acomode-as em posição vertical, com o chocolate para cima, e deixe secar naturalmente (acomoda como, santa? Eu acomodei em xícaras de café e potinhos de sobremesa). Se levar à geladeira, o chocolate vai ficar fosco e feio.

9 comentários:

Isadora disse...

que delicadas as duas madeleines! sempre como de limão ou amendoas! de chocolate é a primeira vez! adorei a ideia de molhar a pontinho no chocolate derretido! dá um toque ainda mais especial!

http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

Adriana Diah disse...

hummmmmmmm adoro Madeleines kkkk

Akemi disse...

Letrícia, acho madeleines perfeitas para presentear, são delicadas e deliciosas e os suas ficaram perfeitas com calombinhos! Seu compadre deve ter adorado! Bjss e boa semana!

Executiva de Panela disse...

Um presente bem delicado! A calda de chocolate deu um toque irresistível às suas madeleines. Bela receita! Parabaéns!

Valentina disse...

Que charme este presente. Madeleines para mim são fantásticas!!A Dorie tem sempre ótimas receitas, não?

anapaulaml disse...

Olá

Eu adoro chocolate e adorei estas Madalenas.

Acho uma óptima sugestão.

beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Amo madeleines, Lê! E faz tempo que não as preparo. Delícia esse chocolate na ponta, hein?
Bj!

Ana Matusita disse...

Eu tenho a maior vontade de fazer madeleines em casa e essa receita de chocolate parece perfeita, assim como a apresentação linda que vc preparou!
bj,
Ana
p.s.: acho que sua irmã esteve por duas vezes aqui na minha loja e a gente se desencontrou mas, por favor, manda um grande beijo para ela?

Lylia disse...

Oi Letrícia,
Lindas e delicosas madeleines!
Ainda não experimentei de chocolate.Devem ser deliciosas.
Bj,
lylia

Printfriendly