Bolo de laranja da mamãe

sábado, 25 de agosto de 2012

Você certamente já viu centenas de receitas como esta, de bolo de laranja feito no liquidificador, em que se tritura a laranja com casca e tudo. Mas, para mim, esta é especial, pois saiu do caderninho de receitas da minha mãe. É o mais parecido que um bolo consegue ser de um abraço apertado e quentinho.

Mãe, te amo. Você é a melhor mãe que eu poderia sonhar. E a melhor vó que os pimpolhos poderiam ter.

Bolo de laranja da mamãe

Ingredientes:

1 laranja bahia inteira, lavada com carinho (pode usar outra variedade de laranja, mas não se esqueça de tirar as sementes)
4 ovos
2 xícaras de açúcar
1/2 xícara de óleo
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de canela em pó (não tenha medo, fica suave)
1 colher (chá) de mel (não adoça nada, só dá cheirinho)
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Mais uma receita preparada no multiprocessador (ou no liquidificador).

Mas comecemos pelo início: ligue o forno a 180ºC e unte e enfarinhe uma assadeira de 21 X 28 cm (minha mãe prefere assar seus bolos em assadeiras porque fica mais fácil acondicioná-los nas caixas de congelamento, mas como eu fiz o bolo para levar para o trabalho, usei uma forma com furo no meio, que é mais bonita).

Usando o liquidificador ou o multiprocessador, bata a laranja cortada em pedaços, o óleo, os ovos, o mel e o açúcar até obter um creme liso, pontuado de pedacinhos de casca de laranja. Reserve por um instante.

Numa tigela grande, peneire a farinha, a canela e o sal. Misture bem. Sobre esses ingredientes, despeje o conteúdo do liquidificador, misturando delicadamente até obter uma massa uniforme. Peneire sobre ela o fermento em pó e incorpore delicadamente. Pronto! Agora, é só despejar a massa na forma (ou assadeira) preparada e levar ao forno por uns 50 minutos, ou até que o bolo passe no teste do palito.

Espere esfriar antes de desenformar. É um bolo que combina lindamente com chá e café (puro ou com leite). E com um bom dedo de prosa.

5 comentários:

Ana Paula Jerônimo disse...

Que lindo o seu bolo, assim como o seu blog!!!!

Deve estar divino esse bolode laranja

bjuuu!!!

conversandoecozinhando@blogspot.com

Ana Paula Jerônimo disse...

Também faço um da mesma forma, que também veio da mamis, mas o seu me deixou curiosa por conta da canela e do mel. Vou fazer e acrescentar esses ingredientes.

Bjuuuu!!!!

Patricia Scarpin disse...

Lê, adoro bolos assim! Tem uma receita da Donna Hay que leva um tiquinho de farinha de amêndoa tb, afe, coisa boa.
Lindo bolo, post idem.
xx

AnaC disse...

Fiz hoje. Delicioso!!!!

Valentina disse...

Tenho que ser bem honesta, so de saber que é da tua mae vou fazer. Acho que sem precisar dizer mundo vc vai entender. E também por ser de laranja.xx

Printfriendly