Pãezinhos de cebola e queijo da Pat

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Desde que engravidei, tive algumas aversões alimentares - milho e derivados, café, frituras, basta sentir o cheiro para ficar enjoada. Perdi muito da vontade de comer e passei a ter fome, apenas - uma fome desesperada, que não espera ninguém.

Mas essa receita da Patrícia furou todos os bloqueios de náusea e roubou a senha número 1 da lista de receitas a fazer. Quando dei por mim, já estava na cozinha separando os ingredientes.

E valeu a pena ter feito esses pãezinhos. São deliciosos, fofíssimos, tão cheirosos... e têm farinha integral, que é para ninguém dizer que não são saudáveis.

Transcrevo abaixo a receita da Pat, com as minhas adaptações em itálico (não tinha em casa todos os ingredientes e não ia aguentar esperar para fazer compras).

Pãezinhos de queijo e cebola_2.jpg
Receita ligeiramente adaptada deste lugar lindo

Ingredientes:

1 cebola branca média, cortada ao meio no sentido do comprimento e depois em fatias bem fininhas
1 colher (sopa) de azeite de oliva
255 g de farinha de trigo
105 g de farinha de trigo integral
1 ½ colheres (sopa) de açúcar mascavo claro
7 g de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de cebolinha miúda picadinha (não tinha, usei 1 colher de chá de orégano seco)
150g de queijo fontina, ralado no ralador grosso, uso dividido (usei 120 g de muçarela + 30 g de parmesão ralado)
1 colher (chá) de sal
½ xícara (120ml) de leite integral + um pouquinho extra para pincelar
1/3 xícara (80ml) de água

Modo de preparo:


Numa panela média, refogue a cebola no azeite, mexendo ocasionalmente até que ela fique macia (4-5 minutos). Retire do fogo e reserve.

Na tigela grande da batedeira, junte as farinhas, o açúcar, o fermento, a cebolinha, 50g do queijo, a cebola refogada e o sal. Aqueça o leite e a água juntos até amornar e despeje sobre os ingredientes na tigela.

Usando o batedor em formato de gancho, misture a massa e sove até que fique homogênea e elástica, 4-5 minutos – ou sove na mão por cerca de 8 minutos. Transfira a massa para uma tigela grande levemente pincelada com óleo, cubra com filme plástico e deixe em um lugar morninho, livre de correntes de ar, até dobrar de volume (45 minutos a 1 hora).

Preaaqueça o forno a 180°C.  Forre uma forma de 20x30cm com papel alumínio, deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”.

Em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa em um retângulo de aproximadamente 20x40cm. Espalhe o queijo restante sobre a massa e enrole-a pelo lado mais largo como um rocambole, formando um longo cilindro (eu dei uma leve pincelada de azeite na superfície da massa antes de espalhar o queijo só para que ele aderisse melhor).

Corte em 8 fatias iguais e coloque-as com o lado cortado virado pra cima na forma preparada, deixando 1cm de distância entre uma e outra. Cubra e deixe crescer levemente por 10-15 minutos. Pincele o topo dos pãezinhos com leite e asse até que dourem, 20-25 minutos (no meu forno, precisei deixar um pouco mais do que isso).

Sirva mornos ou em temperatura ambiente, com manteiga, requeijão ou purinhos. Ai, preciso comer mais um!

Pãezinhos de queijo e cebola

3 comentários:

Fê Dayrell disse...

Letricia, realmente estes pãezinhos mereciam o primeiro lugar da lista, delícia.
Bjo

Patricia Scarpin disse...

Olha, se você imaginasse o orgulho e a alegria que eu sinto quando vejo as lindezas que vc faz com as receitas lá do TK... Amo! <3
Os pãezinhos ficaram perfeitos, Lê! Que bom que os seus enjôos deram uma trégua para você preparar esta receita.

Beijão!

Valentina disse...

Le querida, que lindos que ficaram. Adoro paezinhos salgados. Meu forno no momento nao esta funcionando entao nao posso fazer nada que vai nele. Talvez consiga resolver no finde. E os bebes, estao fazendo festinha na sua barriga? ; 0 ) É bom que os enjôos melhoraram. Tenho uma grande amiga que teve uma gravidez dura.enjoo para sempre. Dava do. Trabalhavamos juntas entao a via toda manha. Mal.xx

Printfriendly