The New York Times Brownies

sábado, 8 de setembro de 2012

Quem já se apaixonou por uma determinada comida sabe: a busca pela receita perfeita é um caminho que dificilmente tem fim. A cada vez que esbarramos em uma nova receita, um lampejo passa por nossas mentes - "e se essa receita for a melhor?".

A minha paixão culinária mais recente são os brownies. Primeiro, porque têm público certo aqui em casa (e, de verdade, em qualquer outro lugar onde eu os leve). Segundo, porque são brownies, essas belezinhas irresistíveis cheias de chocolate.

Outro dia, quando o hômi me pediu que preparasse brownies, resolvi que tentaria uma nova receita. E optei por uma que vi num livrão: The Essencial New York Times Cookbook. É um livro de receitas que, à primeira vista, não me atrairia. Não tem fotos, gente. Como pode um livro de receitas sem foto? Mas, como eu já tinha visto várias receitas dele lindamente executadas em blogs gringos, resolvi arriscar. Ainda não dá para dizer se foi um bom investimento, pois essa foi a primeira receita que testei. Mas foi um começo  promissor.

Ah, sobre os brownies, né. Eles têm tudo aquilo que eu gosto - interior muito úmido, topo e bordas quebradiças, um equilíbrio muito bom entre amargo, doce e salgado (sim, eles levam um pouco de sal - pra mim, isso é indispensável em praticamente todas as receitas doces).

Não sei se eles são o fim da minha caminhada em busca do brownie perfeito. Mas são com certeza um destino para voltar muitas e muitas vezes.

**********

Gentes! Como eu havia contado na semana passada, estou entrando em férias e, por isso, ficarei afastada da cozinha por algum tempo. Sempre que der, tentarei dar notícias e mostrar um pouquinho do que estou comendo por aí. Até a volta!

The New York Times Brownies
Receita adaptada daqui

Ingredientes*:

113g de chocolate meio amargo ou amargo, em gotas ou pedaços (usei um belga com 70% de cacau)
113g de manteiga sem sal em pedaços
2 ovos grandes
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo comum
1/2 xícara de castanhas picadas (aqui em casa, castanhas não têm vez - substituí por 3/4 de xícara de uma mistura de gotas de chocolate amargo e gotas de chocolate branco)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1/4 de colher (chá) de sal (usei pouco menos que 1/2 colher e achei ótimo)

*Uso xícara medidora com capacidade para 240 ml

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte uma assadeira quadrada de 20 cm e forre-a com papel manteiga (de verdade, tenho preferido usar assadeiras de alumínio descartáveis, que coloco dentro de assadeiras comuns antes de levar ao forno - os resultados têm sido excelentes, os brownies saem facinho).

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria (ou faça como eu, derreta no micro-ondas). Deixe esfriar um pouco.

Enquanto isso, bata o açúcar com os ovos até que o açúcar fique bem dissolvido. Acrescente então o chocolate derretido, batendo bem. Adicione a farinha, o sal e o extrato de baunilha e bata até ficar bem incorporado. Por fim, acrescente as gotas de chocolate (ou as castanhas, se você preferir), mexendo com delicadeza para distribuí-las uniformemente pela massa.

Despeje a massa na assadeira preparada, alise a superfície com uma espátula e leve ao forno por cerca de 25 minutos, ou até que os brownies passem no teste do palito (ou seja - o palito sai com migalhas úmidas).

Espere que os brownies esfriem um pouco antes de removê-los da assadeira para uma grade de resfriamento. E espere que eles fiquem mornos antes de cortar e comer (seja forte!).

Saboreie com sorvete, com leite gelado ou do jeito que achar mais gostoso.

9 comentários:

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Adorei, vou anotar e fazer! Parabéns... Com certeza fica maravilhoso com uma bola de sorvete, ou duas!
Bjs e um ótimo domingo!
Camomilarosa

wair de paula disse...

Já anotei. Vou fazer, pois é assim qu gosto de brownies - acasquina crocante, interior úmido, mas vou colocar castanhas - náo resisto...abraços!

Isadora disse...

boas ferias!
brownies sao os meus preferidos! tenho mil versoes no meu blog tb!

Ana Paula Jerônimo disse...

Leticia, também fico brava com livros de receitas sem as fotos. Menina, a gente fica com medo de arriscar por que não viu etal... Mas de vez em quando eu também me arrisco e as vezes consigo com que de certo..

Anotando a sua receita.
Bjuuu!!!

http://conversandoecozinhando.blogspot.com.br/

Mané disse...

Gostei bastante, ficou delicioso de aspecto
bOAS FÉRIAS

Bianca Moraes disse...

Mas como podeee um livro de receitas sem fotos?
Também amo brownies de paixão! Os que faço são maravilhosos, de um livro lindão de 1001 receitas, quase todas doces. Mas, não acredito que seja a receita perfeita não. Acho muito doce. Já adaptei e metade da parte de chocolate, faço com meio amargo.

Mas, a minha paixão de agora (e de muuuuito tempo) são os cookies! Sempre quero testar um novo! :P

;*

Elisabete Cruz disse...

Aspecto delicioso :o)

Beijinhos
Elisabete Cruz
http://entretralhasepanelas.blogspot.pt/

Rachel disse...

Ah os brownies, essas delicinhas de matar dieta...rs!

Boas férias e aproveite bastante.

BJUSS!!!

Valentina disse...

Le, ficaram perfeitos visualmente. Gostei muito. Eu ando futucando em receita de bolo de laranja. Nao conisgo parar de testar. No momento acho que consegui a mais maravilhosa. Mas nunca se sabe.

Printfriendly