Sopa de abóbora e cenoura assadas

quarta-feira, 10 de outubro de 2012


Estamos de volta!

As férias foram ótimas, mas chegaram ao fim. Agora é hora de voltar à rotina com trabalho, alimentação bem regradinha e, agora, atividade física na água (para melhorar a circulação e o estado da coluna). Acho que nunca me cuidei tão bem.

Durante uns tempos, é bem possível que as postagens deste cantinho fiquem um tanto... saudáveis demais. Talvez seja bom, para variar um pouco.

A sopa que vocês verão a seguir é uma das opções de jantar que preparei para os próximos dias. Apesar de reconhecer o valor de um vegetal assado, acho o processo muito demorado (e sofrido - é duro usar o forno nesses dias mais quentes). Mas, como tinha tempo de sobra nesse finzinho de férias, juntei toda a minha coragem e liguei o forno. E, já que é para sofrer, assei meia abóbora e duas cenouronas.

A sopa original era só de cenoura e abóbora assadas, mas resolvi acrescentar um peitinho de frango e um bom punhado de agrião (adoro a combinação de abóbora e agrião em sopas).


Sopa de abóbora, cenoura, frango e agrião

Receita inspirada nesta daqui

Ingredientes:

1/2 abóbora japonesa cortada em pedaços médios (pode deixar a casca, mas lave-a bem antes de cortar)
2 cenouras grandes cortadas em pedaços médios
1 cebola média picadinha
2 dentes de alho picadinhos
1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado
2 peitos de frango em cubinhos
2 a 3 xícaras de caldo de frango (se usar industrializado, fique atento à quantidade de sal)
Azeite quanto baste (você vai usar um fiozinho aqui, outro acolá)
Sal e pimenta moída na hora
Um bom punhado de agrião lavado

Modo de preparo:

Comece pela parte mais demorada, que é assar os vegetais. Forre uma ou mais assadeiras com papel alumínio, acomode nelas os pedaços de cenoura e abóbora, sem empilhá-los (cuide para que a abóbora fique com a casca para baixo). Regue com um fio de azeite e leve ao forno a 200ºC até amaciar*.

Enquanto os legumes curtem o forno, vamos ao próximo passo. Numa panela grande, aqueça um fio de azeite e refogue nele a cebola, o alho e o gengibre. Quando a cebola estiver macia, empurre-a para as laterais da panela e, no centro, adicione os pedaços de frango. Mexa ocasionalmente até que o frango fique no ponto. Desligue o fogo e reserve.

Quando os legumes estiverem macios, retire-os do forno e deixe esfriar um pouco. Descasque os pedaços de abóbora e coloque-os, junto com a cenoura, no copo do liquidificador (ou do processador de alimentos) com um pouco de caldo de frango. Se for o caso, faça-o em etapas para não sobrecarregar seu eletrodoméstico.

Some o seu purê de legumes ao frango e acrescente um pouco de caldo - a quantidade vai depender da consistência desejada para a sopa. Mexa bem, acerte o tempero sal e pimenta a gosto e leve ao fogo baixo até levantar fervura. Por fim, acrescente o agrião e deixe-o cozinhar até murchar.

Sirva quentinha, com torradinhas e um fio de azeite.

*se quiser, pode temperar os legumes antes de levá-los ao forno. Eu não o fiz porque queria sentir o gosto bem marcado de abóbora e cenoura.

3 comentários:

Ana Paula Jerônimo disse...

Letícia, que delícia!!! Aqui em brasília tá rolando um climinha bem gostoso que combina perfeitamente com essa sopa de abóbora e cenouras assadas.

Eu mesmo me habilitava á um prato desse.

Bjuu e bom começo de feriado!

Candy Love disse...

Bela sopinha ;)
Bjs

Valentina disse...

Realmente ligar o forno no calor excessivo é brabo. Parabéns pela coragem e por têr executado a tarefa. Assar os legumes com antecedência me pareceu bem bacana. Acho que nunca usei esta técnica para sopa e vou com certeza adotar. Por aqui o tempo estaá virando entao ao contrário de vocé vai sem bom ligar o forno aqui. E também está rolando muita abóbora na minha cesta agora. Tá sendo tudo para eu executar esta receita. Boa semana querida!

Printfriendly