Salada de vagem-palito do Emeril Lagasse

sábado, 24 de novembro de 2012

segundo a Wikipedia, Emeril Lagasse é um chef celebridade norte-americano. De verdade, eu não o conhecia até que comecei a assinar a revista Everyday Food, da Martha Stewart, onde ele tem uma coluna fixa.

Essa receita de vagens é dele. Da próxima vez que eu preparar, talvez diminua um pouco o suco de limão e o alho. Mas certamente repetirei. Ela é absolutamente viciante.

Salada de vagem do Emeril
Receita livremente adaptada daqui 

Ingredientes: 

Sal grosso e pimenta-do-reino
3 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho pequenos, picados
1 colher (chá) de raspas de limão, mais 2 colheres (sopa) de suco de limão - usei o nosso limão taiti
600 g de vagem palito-palito ou outra vagem fininha, aparada
1 1/2 cebolas cortadas ao meio, no sentido do comprimento, e depois cortadas em meias-luas (não corte até o fim para que as meias-luas não se separem)

Modo de preparo: 

A receita é rapidíssima, mas é preciso alguns preparativos. Primeiro, é preciso uma panela de água salgada e fervente. Depois, uma tigela cheia de água geladíssima. Uma tigela grande para misturar o molho da salada vai bem. Por último, um grill para as cebolas. Tudo pronto? vamos lá.

Primeiro, afervente as vagens por 2 a 3 minutos, até que fiquem macias, mas ainda verdonas. Retire-as do fogo e dê-lhes um banhjo de água gelada para interromper o cozimento. Escorra-as bem (pode secá-las com um pano de prato limpo ou papel-toalha).

Na tigela grande, adicione o alho, o suco de limão e as raspinhas e o azeite. Adicione as vagens, misture bem e tempere com sal e pimenta. Reserve.

Aqueça o grill, pincele as cebolas com um pouco de azeite e grelhe-as até que fiquem macias e levemente chamuscadas. Separe as camadas de cebola, misture bem à salada e sirva.

2 comentários:

Papoila disse...

Ficou uma delicia.
Gosto muito de feijao verde.
Bjs
rosario
http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

Sofia disse...

Hmmm, uma boa opção!