Salada oriental de pepino à Ottolenghi

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Sabe o salmão que eu publiquei ali embaixo? Ele vinha acompanhado de uma salada de pepino, também receita do Ottolenghi.

Não a achei tão boa quanto o salmão - provavelmente, por causa do alho, que achei muito forte. Também não usei todos os ingredientes pedidos (alga nori e folhinhas de coentro - não amo nenhum dos dois, por isso, nunca os tenho em casa). Mas reconheço o seu potencial e cogito a possibilidade de repeti-la, fazendo ajustes ao meu paladar.

Conserva de pepino à Ottolenghi

Receita adaptada da revista da rede de supermercados Waitrose, presente da Valentina :-)

Ingredientes:

2 pepinos japoneses médios
3/4 de colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de sementes de gergelim (usei gergelim preto)
70 ml de vinagre de arroz (eu usaria menos)
1 1/2 colher (chá) de açúcar
20 g de gengibre fresco descascado e finamente fatiado (eu usei ralado)
2 dentes de alho (da próxima vez, acho que usarei 1/2 dente de alho)
1 colher (sopa) de óleo de girassol
3 folhas de nori cortadas em tirinhas de 1 cm X 2 cm
2 colheres (sopa) de coentro fresco picado

Modo de preparo:

Divida os pepinos ao meio, remova as sementes com o auxílio de uma colherzinha e corte-os em fatias de 0,5 cm.

Acomode o pepino em um escorredor de macarrão, adicione o sal e misture bem - o pepino soltará bastante líquido. Deixe-o assim por 1 a 2 horas.

Enquanto isso, torre as sementes de gergelim em uma frigideira por 1 minuto, até que doure. Deixe esfriar.

Escorra os pepinos, envolva-os em um pano de prato limpo e torça-os suavemente para eliminar qualquer excesso de água. Transfira para uma tigela média.

No pilão, moa o gengibre e o alho até obter uma pasta. Adicione o conteúdo do pilão, o vinagre, o óleo, as sementes de gergelim, a alga nori e o coentro. Misture bem e sirva.

Nenhum comentário: