Bolo de maçã

quinta-feira, 16 de maio de 2013

1 mês desde o último post, 2 bebês, 3 meses como mãe de primeira viagem, 4 horas a menos de sono todos os dias - some esses números e o resultado será alguém completamente desabituado a escrever para o blog. Já comecei este post de uns 5 jeitos diferentes, sem muito sucesso. Diante disso, vou preferir deixar a filosofia para momentos mais inspirados e falar logo desse bolo.

Ah, esse bolo. Eu o fiz num fim de semana em que os bebês receberiam muitas visitas. Tudo conspirou para que ele desse errado - assim que entrou no forno preaquecido, o gás acabou; quando o gás voltou, foi assado sem um novo preaquecimento; como estava demorando a ficar pronto e eu precisava amamentar meus pequenos, assou os últimos minutos no forno já desligado, mas ainda quente. Surpreendentemente, ele deu certo.

É um bolo bem fácil de preparar, macio, úmido e cheiroso (e, como pude comprovar enquanto o assava, é bastante resistente a desastres). O charme dele fica por conta dos pedaços de maçã com canela aqui e ali. Da próxima vez que eu o preparar, pretendo diminuir a quantidade de açúcar da massa - achei-o um tantinho doce além da conta.

Há quem diga que ele é o bolo de maçã definitivo. Não sei se realmente é - não senti que a minha busca pelo bolo perfeito tenha terminado. Mas é uma receita para se repetir muitas e muitas vezes.

O bolo de maçã
Receita adaptada daqui


Ingredientes:
6 maçãs gala descascadas e cortadas em cubos
1 colher (sopa) de canela
5 colheres (sopa) de açúcar
2 3/4 xícaras de farinha peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de óleo de canola
2 xícaras de açúcar
1/4 xícara de suco  de maçã concentrado orgânico
2 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
4 ovos

O bolo de maçã por dentro 
Modo de preparo:

Preaqueça o forno a  180º. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma média com buraco no meio.

Envolva delicadamente as maçãs com 5 colheres (sopa) de açúcar  e 1 colher (sopa) de canela. Reserve. Ah, é possível que as maçãs soltem um pouco de líquido. Eu sugiro que você escorra esse líquido antes de incorporar as frutas à massa.

Em uma tigela grande, peneire a farinha, o fermento e o sal, misturando-os bem. Em outra tigela, com o auxílio de um fouet, misture o óleo, o açúcar, o extrato de baunilha e o suco.

Some a mistura líquida à mistura de farinha e mexa bem. Acrescente os ovos um a um, adicionando o seguinte somente quando o anterior estiver completamente incorporado.

Pronto, agora é só montar o bolo. Deite metade da massa na forma. Coloque por cima metade das maçãs. Complete com o restante da massa e, por cima, o resto das maçãs.

Leve ao forno até que o bolo passe no teste do palito.

A fatia do bolo de maçã

5 comentários:

A Paixão da Isa disse...

gosto mt de maça ainda hoje meti uma tarte este teu esta mt fofinho gostei mt do interior bjs e tudo de bom coraguem melhores dias vao vir

Yara disse...

Faz tempooo que eu não vinha aqui! Parabéns pelos bebês, ser mãe é incrível!!

E você é muito corajosa, quando o Felipe tinha 3 meses eu não conseguia nem pentear o cabelo, quanto mais fazer bolo de maçã :o)

Te juro que tudo vai melhorar, hoje já consigo cozinhar e o Fefê é meu companheirinho de cozinha (ele fez 1 aninho em abril).

Silvana Regina disse...

Letícia,boa tarde!Gostaria de saber se posso trocar o suco de maçã por outro líquido?Obrigada pela receita e parabéns pelos bebês!!

Letrícia disse...

Obrigada pela força, Isa!

Yaraaa!!! Menina, que saudade de você! Sempre me lembro de você e do seu "Uia". Você ainda tem blog? Parabéns pelo Felipe e obrigada pelo encorajamento :-)

Silvana Regina, a receita original não usava suco de maçã, mas de laranja. Imagino que você possa trocar por outros líquidos - suco de laranja, de pera, um chá...

Beijos, meninas!

Yara disse...

Fia, tenho mais blog não... troquei pelo Facebook, o tempo tá curto demais, kkkk Se puder, me adiciona: Yara Lucas :o)


Bjs!

Printfriendly