Bolo de abacaxi fresco

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Saber escolher abacaxi é uma arte. Há aquele truque de puxar uma folhinha da coroa - quando ela se destaca facilmente, a fruta está madura. O problema é que estar maduro não significa estar doce. E foi o que aconteceu comigo há algumas semanas, quando comprei um abacaxi pérola pequenino e orgânico. Que trem ácido, gente. Ui.

Se a vida nos dá limões, fazemos limonada ou caipirinhas. E quando ela nos dá abacaxis azedos, que tal fazer um bolo?

A receita original, encontrei no Blog de Receitas da Emília, com abacaxi em calda industrializado. Na minha versão, usei o abacaxi azedo, picado em cubinhos, que levei ao fogo com água e açúcar. Funcionou!

Da próxima vez que preparar este bolo, pretendo aromatizar a calda com cravo-da-índia e um pauzinho de canela - quem sabe cardamomo ou uma florzinha de anis estrelado?

Bolo de abacaxi fresco 
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

Para a massa:
2 xícaras de farinha de trigo (mais um pouco para envolver o abacaxi picado)
1 colher (sopa) de fermento químico
1/2 xícara de óleo de canola
2 ovos
1 pitada de sal
1/2 xícara de açúcar

Para o abacaxi em calda:
2 xícaras de abacaxi em cubinhos
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de água
Opcional: especiarias da sua preferência a gosto - canela em pau, cravos-da-índia, bagas de cardamomo, anis estrelado...

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180ºC. Unte uma forma média com furo no meio e polvilhe-a com farinha de trigo.

Numa panelinha, leve ao fogo baixo o abacaxi, a água, 1/2 xícara de açúcar e as especiarias, se optar por usá-las. Deixe ferver suavemente por cerca de 20 minutos. Após esse período, remova a especiarias (se tiver usado), drene o abacaxi e reserve 1 xícara da calda.

Cuide agora dos ingredientes secos: numa tigela, peneire juntos o fermento, a farinha e o sal. Reserve.

Agora é hora de usar o liquidificador: bata a calda reservada do abacaxi, os ovos, o óleo e o açúcar até obter uma mistura homogênea.

Lembra-se dos cubos de abacaxi? Se estiverem muito molhados, seque-os suavemente com papel toalha e role-os por um pouco de farinha de trigo (para que eles não se acumulem no fundo da assadeira).

Vamos terminar a massa: despeje a mistura líquida sobre os ingredientes secos e misture com uma colher de pau. Acrescente os cubos de abacaxi e misture delicadamente.

Deite a massa na forma preparada e leve ao forno até que o bolo passe no teste do palito. Deixe esfriar bem antes de desenformar.

Bolo de abacaxi fresco - fatia

2 comentários:

Dricka disse...

Adoro abacaxi, e tambem não desperdiço se ele está azedo, o proximo que cair assim em minhas mãos, vai virar esse bolo. Ah se vai!
Bjs

A Paixão da Isa disse...

este bolo esta mt fofinho gostei mt dessa fatia humm bjs bfs

Printfriendly