Rocky Road Muffins

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Quando eu comecei a comprar livros e revistas de culinária, tinha a ilusão de que todas as receitas publicadas tinham sido previamente testadas. Não parece óbvio? Parece. Mas não é assim que a banda toca. Não foram poucas as vezes em que quebrei a cara seguindo ao pé da letra uma receita que parecia problemática, mas que estava em um livro fofinho.

Outro dia, deparei de novo com um livro desses - bonitinho, mas ordinário. Comecei a testá-lo com uns bolinhos bem simples. A primeira leitura da receita me deixou com a pulga atrás da orelha, mas resolvi ignorar a impressão ruim e seguir em frente. O resultado foi um fracasso retumbante - obtive 12 bolinhos intragáveis, secos, com gosto forte de farinha.

O primeiro impulso foi de fazer fogueirinha com o livro no meio da sala. Mas respirei fundo e resolvi dar uma segunda chance - só que adaptando toda a receita. O que vocês verão agora é o resultado dessa adaptação - bolinhos muito simpáticos, úmidos e saborosos.

Rocky road muffins

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de aveia em flocos
1/2 xícara de cacau em pó não adoçado
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/8 de colher (chá) de sal
3/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
1/2 xícara de gotas de chocolate branco
1/2 xícara de mini marshmallows, cortados ao meio
2 ovos grandes
1 xícara de leite
6 colheres (sopa) de manteiga derretida fria

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Forre uma assadeira de muffins com 12 forminhas de papel (ou unte as cavidades da assadeira). Peneire juntos a farinha de trigo, o cacau, o fermento e o sal em uma tigela grande. Acrescente a aveia em flocos, o açúcar, as gotas de chocolate branco e os marshmallows w misture bem.

Em outra tigela, bata os ovos ligeiramente. Acrescente o leite e a manteiga derretida e bata até ficar homogêneo. Agora, volte à tigela de ingredientes secos. Faça um buraco no meio dela e despeje a mistura dos ingredientes líquidos. Mexa delicadamente apenas até incorporar tudo (não se preocupe se a massa não ficar lisinha).

Despeje a massa nas forminhas preparadas àas colheradas e leve ao forno por cerca de 30 minutos (até que os bolihos fiquem crescidos e firmes ao toque).

Deixe que os muffins esfriem na assadeira por 5 minutos. Sirva mornos ou os transfira para uma grade para que terminem de esfriar.

Observação final:

Eu cansava de ver guloseimas diversas com o nome de Rocky Road - sorvetes, barrinhas, brownies, bolinhos -, mas não sabia ao certo de onde vinha o nome. Valeu, Wikipedia!

"Rocky Road is a type of dessert made up of milk chocolate and marshmallow which is usually served in individual portions such as a cupcake or in American cuisine, as an ice cream flavor. 

Rocky Road was invented in Australia in 1853 as a way of on-selling confectionery spoiled by the long journey from Europe. Gold miners in towns outside of Melbourne, such as Ballarat, were wealthy but uncultured. Unscrupulous businessmen took advantage of these men, mixing the spoiled confectionery with low quality chocolate and other 'filler' ingredients, such as locally foraged nuts. The name Rocky Road is derived from the 'Rocky Road' travelers had to take to get to the gold fields."

Um comentário:

Tertúlia da Susy disse...

Ficaram tão fofinhos.
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

Printfriendly