Amendoim doce (Praliné)

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Meu pai e eu temos um fraco por amendoins. Doces, salgados, com casquinha crocante condimentada, em forma de pasta - de qualquer jeito, são bem-vindos.

Daí que, outro dia, estava assistindo à TV enquanto amamentava e deparei com uma receita de Dona Maria Braga - aqueles maravilhosos amendoins com casquinha doce de que eu e papai tanto gostamos. A execução não podia ser mais simples: micro-ondas! "Vou testar assim que der", pensei. E a ocasião finalmente chegou.

Gente, que delícia! Fica perfeitinho e é muito fácil de fazer. Provem e me contem o que vocês acharam!

Praliné de micro-ondas
Receita pouquíssimo adaptada daqui

Ingredientes:

250 g de amendoim cru e com pele (1 ½ xícara de chá)
¾ xícara (chá) de açúcar (150 g)
¼ xícara (chá) de água (60 ml - usei 1/3 de xícara, 80 ml)
½ colher (chá) de fermento em pó
½ colher (sopa) de achocolatado

Modo de preparo:

Acomode os amendoins em uma tigela grande que possa ir ao micro-ondas. Leve-os ao micro-ondas em potência alta, por 2 minutos.

Passado esse tempo, retire os amendoins do micro-ondas, misture-os com uma colher de pau e volte ao micro-ondas por mais 2 minutos.

Retire novamente do micro-ondas e adicione o açúcar, a água, o fermento e o achocolatado. Misture bem e retorne ao micro-ondas por mais ou menos 8 minutos, parando para mexer a cada dois minutos, até que os amendoins comecem a açucarar nas laterais da tigela, mas continuem úmidos.

Após esse tempo, retire a tigela do micro-ondas e misture devagar e delicadamente até o amendoim ficar coberto pelo açúcar. Deixe esfriar completamente e sirva.

Observações finais:

* Dependendo da potência do seu micro-ondas, você pode usar mais ou menos água. No meu micro-ondas, que é de 1000 W, foi necessário um pouco mais de água.

* Quando eu era criança, na época de Páscoa, costumava ganhar casquinhas de ovos de galinha decoradas, recheadas com esses amendoins. A pessoa que me dava os chamava de pralinés, por isso os chamei assim também.

3 comentários:

A Paixão da Isa disse...

tb gosto mt e tb vi e adorei os teus estao mt bonitos gostei mt bjs

Os Babinhos disse...

Eu fujo deles... é um vicio...

Beijinhos,

Susana
As Papinhas dos Babinhos

Tatiana Bottene disse...

Aii que delicia...Faz tanto tempo que não faço isso...com certeza vou fazer...
Tbm estou com um blog novo, quando quiser da uma passadinha lá...
cozinhandovintage.blogspot.com
Beijos
Cozinhando Vintage

Printfriendly