Bolo de maçã e canela

domingo, 8 de setembro de 2013

Continuo em busca do bolo de maçã perfeito. Este é um dos que mais se aproximou do ideal. Vi menções a ele no Pecado da Gula, no Cinara's Place e em The Cookie Shop e fiquei impressionada com os elogios, mas por vários motivos sem importância, acabei deixando a receita na to-do list por muito, muito tempo.

A receita (que foi exibida no programa da Tia Martha) é bem simples e sem pretensão. Mas o resultado é incrível. O cheiro de canela é inebriante. O bolo é fofo, úmido, doce na medida certa, pontuado de pedacinhos de maçã assada, uma delícia. Como não gosto de nozes, preferi substituí-las por passas escuras (ando numa fase 'passenta', sabem). Ficou um sonho.

Bolo de maçã inteiro
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

1 1/3 xícaras de óleo vegetal (usei canola)
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de sal
2 xícaras de açúcar
3 ovos grandes
3 xícaras de maçã cortada em cubinhos de 1,2 cm (a receita original sugere Granny Smith, mas usei Red)
1 xícara de nozes picadas (opcional - substituí por passas escuras)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Manteiga e farinha para a forma

Bolo de maçã - fatia

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma com furo no meio e capacidade para 12 xícaras (eu usei duas formas descartáveis médias de bolo inglês e, por isso, não tive que untar nada).

Numa tigela, peneire juntos a farinha, a canela, o bicarbonato de sódio e o sal. Misture delicadamente e reserve.

Usando a batedeira equipada com o batedor em forma de pá, bata óleo, açúcar, extrato de baunilha e ovos em velocidade alta até obter um creme amarelo homogêneo.

Adicione em 3 vezes a mistura de farinha ao conteúdo da batedeira, batendo cada adição até incorporar.

Adicione as maçãs e, se desejar, as passas, misturando delicadamente até distribuí-las bem pela massa.

Despeje a massa na(s) forma(s) preparada(s) e asse até que o bolo passe no teste do palito (leva bastante tempo - de 75 a 90 minutos, segundo Tia Martha).

Retire do forno e deixe esfriar sobre uma gradinha. Desenforme completamente frio.

7 comentários:

A Paixão da Isa disse...

eu sou como tu adoro bolos de maça o teu ele esta mt fofinho essa fatia humm adorei bjs bd

Nequéren Reis disse...

Olá!!!, Deus te abençoe, amiga o seu blog é uma delicia amei, sucesso, já estou te seguindo, Aguardando Retribuição.
Canal Youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis
Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

Bianca Moraes disse...

Eu fiquei completamente apaixonadaaa pela textura desse bolo! Ele é fofinho e úmido ao mesmo tempo! uma coisa incrível mesmo!

E eu, que adoro castanhas, penso que preciso testar a receita com nozes ou castanha do Pará! :)

Acabou rapidinho aqui em casa!

;*

thatiana Bandeira disse...

Vou fazer!!! Acho que vc vai gostar deste da Neide também http://come-se.blogspot.com/2013/05/bolo-de-maca-e-nozes-da-ananda.html?m=1
Beijos

♠ Ana Teles | Telita ♠ disse...

Fiz, há uns dias, um bolo de maçã e canela na caneca. Ficou delicioso. :)

Esta combinação de sabores resulta sempre tão bem.

Ana disse...

Nossa, acho que essa receita (com algumas variacoes) deve ser a mais popular receita de bolo de maca que existe, nao so aqui mas fora do Brasil, comparando com 2 receitas que eu tenho, uma é do site da Martha Stewart:
http://www.marthastewart.com/351254/apple-spice-cake?search_key=apple%20cake
Que é igual mas servida com uma calda de caramelo, eu fiz ,fica muito boa com o bolo morno e uma bola de sorvete de crème. Eu sempre troco as nozes por castanhas do para e se tiver facilidade de achar, coloco um pouco de cranberries secas.
Eu tenho outra que foi publicada na edicao da Claudia cozinha em 1990 que é uma variacao do mesmo tema, mas sempre foi super popular entre amigos:
3xic de farinha de trigo
2xic de acucar
1 colh(cha )fermento em po
1 colh(cha ) de bicarbonato de sodio
1 col(cha) de canela em po
2 ovos ligeiramente batidos
¾ xic de oleo 1 colh (cha) de baunilha
3xic de maca picadas com a casca
1xic de uvas passas
1 xic de castanhas do para ou nozes picadas
Mesma temperatura e modo de fazer, eu gusto de usar aquelas formas de furo no meio.
A vantagem dessa receita é a quantidade menor de oleo.
Um abraco

Letrícia disse...

Oi, Ana, obrigada pela receita! Ah, se você reparar bem, na postagem, antes da lista de ingredientes, há um link direto para a receita da Martha Stewart que você citou. Por sinal, Martha Stewart, a quem eu chamo carinhosamente de Tia Martha, é minha principal referência para bolos. Sou super fã dela!

Beijos!

Printfriendly