O melhor bolo de chocolate do mundo é de beterraba

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Título bombástico, né? Mas essa foi a minha humilde opinião, depois de ter provado o bolo abaixo. Incrivelmente úmido, doce na medida, chocolatudo... e, como eu possivelmente o tirei do forno um tiquinho cedo, ganhou um (d)efeito especial que eu A-M-E-I: o centro tem textura de mousse, uma loucura. Só de escrever sobre ele, minha boca enche d'água.

Mas, como toda receita tem historinha, vamos a ela (vou ser rápida). Sempre fui curiosa em relação a bolos que usam vegetais que a gente normalmente consome como acompanhamentos de pratos salgados. Minha última grande curiosidade era em relação ao bol ode chocolate com beterraba. Será que fica bom? Será que não? Na dúvida, guardei bem guardada uma receita de fonte pra lá de promissora: criada por Nigel Slater, executada por David Lebovitz. Tá bom pra você, meu bem? ;-)

Daí que, dia desses, pedi pra M. (a santa criatura que cuida de mim, da minha família e da minha casa) que cozinhasse uns legumes para que eu preparasse a comidinha das crianças. Entre os leguminhos que encontrei cozidos, havia lindas beterrabas. Detalhe: na quantidade EXATA pedida na receita - nem um grama a mais, nem a menos. Era o sinal que eu esperava.

Preparei o bolo. Apesar de ser um suja-louça danado, é simples de fazer. Ah, para derreter o chocolate, usei a dica de uma outra fera das trempes (nunca mais derreto chocolate de outro jeito).

Ah, aos amantes e detratores da beterraba, um aviso: o bolo não tem nem lembrança de gosto de beterraba. Imagino que ela seja desses ingredientes que dão umidade e colaboram com a textura, mais do que qualquer coisa.

Bolo de chocolate e beterraba
Receita daqui

Ingredientes:

240 g de beterraba lavada e descascada
200 g de chocolate amargo (70% de cacau), picado
60 ml de café espresso (ou água) quente
200 g de manteiga sem sal em cubos e em temperatura ambiente
135 g de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de cacau em pó
1 1/4 de colher (chá) de fermento em pó
5 ovos grandes (claras e gemas separadas) em temperatura ambiente
1 pitada de sal
200 g de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo:

Unte com manteiga uma forma de fundo falso com 20 cm de diâmetro. Forre o fundo dela com papel manteiga e unte-o também. Reserve.

Cozinhe a beterraba em água salgada por 45 minutos ou até que ela fique bem macia. Escorra-a, enxague-a, despele-a (se necessário), corte-a em pedaços e processe-a até obter um purê grosso e coeso. Reserve.

Ligue o forno a 180ºC.

Coloque o chocolate em uma tigela e leve-a ao fogo em banho-maria. Quando o chocolate estiver quase todo derretido, desligue o fogo, adicione o espresso (ou a água) bem quente e misture com uma espátula de silicone até homogeneizar. Adicione então a manteiga, afundando-a no chocolate. Deixe ela quietinha até derreter.

Enquanto isso, em uma tigela separada, peneire a farinha, o cacau e o fermento. Misture delicadamente com um fouet para que fique tudo bem misturadinho. Reserve.

Volte à tigela de chocolate e misture bem até que a manteiga derretida seja completamente incorporada. Se ainda estiver quente, deixe esfriar um pouco. Some então as gemas, mexendo delicadamente. Em seguida, envolva o purê de beterrabas.

Em uma terceira tigela, grande, bata as claras em neve. quando estiverem firmes, acrescente o açúcar, envolvendo delicadamente com uma espátula. Adicione a mistura de chocolate e beterraba e continue mexendo. Por fim, some os ingredientes secos e misture até que a massa fique uniforme. Em toda essa etapa, tome cuidado para não se empolgar e bater demais - queremos manter o ar nas claras em neve.

Deite a massa na assadeira reservada. Baixe a temperatura do forno para 160ºC e asse o bolo por 40 minutos ou até que ele fique firme dos lados e com o centro um pouco mole.

Deixe esfriar completamente e remova da assadeira.

Este bolo fica mais gostoso no dia seguinte. E, se você tiver deixado ele ficar com o centro mais mole, como eu fiz, vale a pena levá-lo à geladeira - fica mais fácil fatiar e a mousse fica durinha.

Fatia do bolo de chocolate e beterraba

2 comentários:

thatiana Bandeira disse...

Fiquei curiosa com o sabor! Como estou grávida e proibida de comer doce farei meu marido de cobaia.
Beijos e feliz 2014

Letícia disse...

Letícia, aqui é a Letícia da DNA, seu marido me falou do seu blog e eu não me contive só em olhar tive de comentar...
E claro ler as receitas das delícias com as quais vocês nos presentearam.
Lindo e precioso o blog, sem dúvidas testarei várias receitas. Será um excelente modo de matar as saudades dos pequenos.
Parabéns pela família e por serem pais tão atenciosos, educados e agradáveis. Pessoas como vocês são, sem dúvida, combustível para o meu querer em trabalhar no campo educacional com tão tenra idade. Os gêmeos são crianças muito especiais, carinhosos, atenciosos! Foi um prazer poder tê-los ao nosso lado esses meses. Um beijo enorme e carinhoso.

PS: Escrevi tudo isso, pois percebi que os comentários passam pelo seu crivo antes de serem publicados. :D

Printfriendly