Speculaas blondies

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Antes que a folhinha do calendário vire e eu passe o mês de janeiro todo sem dar as caras, estou aparecendo por aqui para espanar as teias de aranha, passar um pano no chão e anunciar: a cozinha está aberta de novo!

Espero que vocês tenham tido um final de ano muito feliz e que estejam firmes em seus propósitos para o novo ano, seja lá quais forem. Meu fim de ano foi uma correria danada - filha com virose, férias da creche, visitas queridas e muitas, muitas confraternizações.

Para uma dessas confraternizações, preparei blondies que vi no TK. Como tudo que a Pat faz, são deliciosas, e parecem ter nascido para casar com gelatos. As especiarias dão um gostinho de Natal incrível (mas, de verdade? Não espere o ano inteiro para experimentá-los. Especiarias são uma alegria em qualquer época do ano!).

Fiz uma pequena alteração na receita. Como sempre comi os biscoitinhos de Natal da minha mãe e eles levam todas as especiarias da receita + MUITA CANELA, acrescentei por conta própria. Gostei muito do resultado!

É isso, gente linda! Cuidem-se direitinho e nos vemos em fevereiro!

Receita um nadinha adaptada daqui 

Ingredientes:

113 g de manteiga sem sal
½ colher (chá) de gengibre em pó
1/8 colher (chá) de noz moscada ralada na hora
1/8 colher (chá) de cravo em pó
1/8 colher (chá) de cardamomo moído
1 colher (chá) de canela em pó (adição minha)
200 g de açúcar mascavo claro
1 ovo
1 colher (chá) de extrato de baunilha
125 g de farinha de trigo
1 pitada de sal
½ colher (chá) de fermento em pó
30 g de chocolate branco, picado ou em gotinhas
30 g de chocolate meio amargo, picado ou em gotinhas
60 g de amêndoas, levemente tostadas e frias, picadas

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando sobrar em dois lados opostos, formando “alças”, e unte o papel também.

Derreta a manteiga em uma panela média em fogo médio-alto, junte as especiarias e cozinhe por 2 minutos, mexendo. Acrescente o açúcar e cozinhe por mais 2 minutos, mexendo sempre (fica com uma textura de areia molhada meio assustadora. tenha fé e siga em frente, vai dar certo). Retire do fogo e deixe esfriar.

Com um batedor de arame, misture o ovo e a baunilha à mistura de manteiga. Com uma espátula de silicone, incorpore gentilmente a farinha, o fermento e o sal. Adicione os chocolates e a amêndoa. Espalhe a massa na forma preparada e alise a superfície.

Asse por 15-20 minutos ou até que um palito inserido no centro saia com migalhas úmidas (como um brownie). Deixe esfriar completamente na forma, sobre uma gradinha. Corte em quadradinhos para servir.

Nenhum comentário:

Printfriendly