Triple chocolate brownies

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Já contei aqui que sou devota de tia Martha, né. Que teria um altarzinho na minha cozinha só para ela (e outro só para Dorie Greenspan, outro só para Rita Lobo, outro só para Nigella, outro só para Tarek Malouf, outro para... bem, vocês já entenderam)*.

Pois bem, tia Martha tem uma discípula que arrasa: Sarah Carey, a editora da revista Everyday Food. Semanalmente, ela publica vídeos em que ensina receitas muito simples e sempre deliciosas. Dia desses, ela publicou a receita de um brownie light - bem, tão light quanto um brownie consegue ser.

Esse brownie é super úmido e rico, saborosíssimo, uma loucura. Tem manteiga em quantidade reduzida e um aporte de proteínas, tudo graças a um ingrediente para lá de inusitado: FEIJÃO PRETO. Juro.

Dê uma chance a essas belezinhas. Garanto que não há a menor chance de você descobrir algum gosto de feijão (testei com o hômi e com os caléuga no trabalho e ninguém deu fé). E, de quebra, talvez você fique com a consciência só um pouquinho pesada ;-)

*pessoal, isso foi uma só uma piadinha. Espero não ter ofendido as crenças de ninguém! 


Receita vista aqui

Ingredientes:

1/4 de xícara de manteiga sem sal (e mais um pouquinho para a assadeira)
1/4 xícara de feijão preto sem qualquer tempero, lavado, escorrido e passado por uma peneira
1/2 xícara de chocolate meio amargo picado (usei chocolate ao leite)
1/3 de xícara de chocolate amargo picado (usei um 70%)
1 1/3 de xícara de açúcar
2 ovos grandes + 1 clara grande
1 1/2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de farinha de trigo (preenchida às colheradas e nivelada com faca)
1/4 xícara de cacau em pó não adoçado
1/2 colher (chá) de fermento em pó



Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte levemente com manteiga uma assadeira quadrada com 22 cm de lado. Forre-a com papel manteiga, deixando sobras de 5 cm para todos os lados. Unte-o também.

Em uma tigela grande resistente ao micro-ondas, misture a manteiga, o purê de feijão e os chocolates coloque para derreter por 30 segundos de cada vez, mexendo sempre, até que a mistura fique lisa (tão lisa quanto o feijão permitir) e fluida.

Quando a mistura de chocolate estiver mais fria, adicione o açúcar, os ovos, a clara e a baunilha e misture até ficar homogêneo. Reserve.

Em uma tigela pequena, misture a farinha, o cacau em pó, o fermento e o sal. Deite essa mistura na de chocolate e mexa até incorporar. Despeje a massa na assadeira preparada e alise o topo (de verdade, pra mim não foi necessário).

Asse até que o topo apresente rachaduras e que o brownie passe no teste de palito (lembre-se - para brownies, isso significa apresentar migalhas úmidas ao ser espetado). Deve levar uns 25 minutos. Se o centro parecer meio cru, não se preocupe, ele termina de assar com o calor residual da forma.

Deixe esfriar completamente na assadeira sobre uma grade. Usando as sobras de papel manteiga, erga o brownie e corte-o em 16 pedaços (experimente usar uma faca de serrinha, rende pedaços bem bonitos).

Esses brownies duram até 3 dias em temperatura ambiente se guardados em potes hermeticamente fechados - mas só em casa de gente que não come doces ou está de dieta. No resto dos lugares, some antes mesmo de guardar.

2 comentários:

❤Artes da Guida❤ disse...

Olá. esta receita parece perfeita, mesmo com o feijão :)
adorei o teu blogue. beijinhos
Guida

Isabella disse...

Esse brownie é tão lindo quanto os outros e pelo ingrediente secreto valeria a pena experimentar aqui em casa! Já tinha visto uma versão de brownie com purê de cenoura e espinafre no livro 'Deliciosos e Disfarçados' da Jessica Seinfeld, mas gosto que as crianças saibam exatamente o que estão comendo (sua cor, textura, tipos de preparo, etc.). Além disso, achei trabalhoso ter que preparar purês diversos para as receitas. Mas, feijão, especialmente o preto, elas já decretaram que não gostam e não comem! Acho que vamos comer brownie nesse fim de semana!

Printfriendly