Bolo de banana com cobertura streusel da Flo Braker

sexta-feira, 14 de março de 2014

Daí que um dia desses eu acordei determinada a fazer bolo de banana. E tinha que ser com farinha de rosca, feita com pão amanhecido. Pesquisei receitas, encontrei a que mais me apeteceu, repassei a lista de ingredientes e suspirei, feliz: tinha tudo em casa. Eu só não contava com o ataque do mofo à farinha de rosca. Abri o pote e quase chorei, diante do pretume que tomava conta da minha farinhazinha tão linda.

Ok, não sai bolo de farinha de rosca. Mas sai bolo de banana DE QUALQUER JEITO. E tinha que ser receita matadora. Com recomendação de respeito. Da Pat. Preciso dizer mais?

Gente, esse bolo quase me fez sucumbir e mandar a dieta às favas (e olha que eu tenho me mantido firme e forte, superando sem deslizes as festas de fim de ano, carnaval e um sem-fim de festinhas de criança). O cheiro. A textura perfeita. A umidade. E o gosto, Deus, o gosto (sim, eu dei uma lambida na colher que mexeu a massa crua e desejei nadar naquela mistura).

Essa receita já entrou na lista de "voltar-a-fazer-assim-que-a-fase-mais-severa-da-dieta-passar". E, também, na de "nunca-fazer-enquanto-a-fase-mais-severa-da-dieta-durar-senão-eu-não-aguento".


Receita vista aqui

Ingredientes:

Farofinha (streusel):

6 colheres (sopa) - 60g - de farinha de trigo
6 colheres (sopa) - 75g - de açúcar mascavo claro – aperte-o na colher na hora de medir
3 colheres (sopa) - 42g - de manteiga sem sal, amolecida
¼ colher (chá) de canela em pó

Massa:
1 1/3 xícaras (233g) de farinha para bolos*
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
1 xícara (255g) de bananas, bem maduras e amassadas ligeiramente com um garfo (2 médias ou 3 pequenas)
3 colheres (sopa) de leite integral
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (200g) de açúcar demerara
1 ovo grande, levemente batido com um garfo

Modo de preparo:

Comece preparando a farofinha, já que ela vai precisar de um tempo na geladeira. Numa tigela média, misture a farinha, o açúcar, a manteiga e a canela com as pontas dos dedos até conseguir uma farofa grossa; leve à geladeira enquanto você prepara a o resto da receita.

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma quadrada de 20cm. Tenha todos os ingredientes em temperatura ambiente.

Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal numa vasilha pequena e reserve.

Coloque as bananas amassadas em outra tigelinha e misture o leite e a baunilha.

Na tigela grande da batedeira, usando o batedor em formato de pá, bata a manteiga e o açúcar em velocidade médio-baixa até obter um creme fofo, 2-3 minutos. Junte o ovo e bata até incorporar completamente. Adicione a mistura de banana (a massa pode parecer talhada, não tem problema, vá em frente) e bata até misturar. Por fim, na velocidade mais baixa da batedeira, junte aos poucos os ingredientes secos reservados, batendo somente até incorporá-los.

Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície com uma espátula de silicone. Salpique o streusel reservado sobre a massa e asse até o bolo dourar e ficar firme ao toque (faça o teste do palito).

Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente na forma antes de cortar e servir.

O bolo pode ser guardado por 3-4 dias num recipiente hermético.

* farinha especial para bolos feita em casa: retire 2 colheres (sopa) de 1 xícara (140g) de farinha de trigo comum e adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho

Um comentário:

Patricia Scarpin disse...

Olha, querida, receita da Flo é pra fazer de olhos fechados, tudo dela fica uma delícia.
Amei saber que vc curtiu esse bolinho! Deu vontade de fazer de novo.

xx

Printfriendly