Pão doce de milho

terça-feira, 18 de março de 2014

Sou muito sugestionável. Cante uma música do meu lado e eu provavelmente sairei cantando também. Diga que viu uma pulga e eu me coçarei inteira. Comente, a respeito de um pão lindo de morrer, "Faça, que será o primeiro de muitos!", que eu vou ficar indócil até prepará-lo.

No começo do mês, a querida Gina publicou uma foto de um pão doce de milho na página do NacoZinha no Facebook. Pão + doce + milho, pode haver combinação mais atraente de palavras? Além disso, o pão usava um ingrediente inusitado - leite condensado. Era a isca que faltava.

Assim que deu, corri para a cozinha. Usei milho fresco e modelei pãezinhos pequenos. O marido, que é fã de pães macios e levemente adocicados, gostou tanto que pediu para ficar com a fornada inteira só para ele (20 unidades de pãezinhos, tsá).

Repito aqui o comentário da Gina: faça, que será o primeiro de muitos! Para mim, certamente será!

Receita minimamente adaptada daqui

Ingredientes:

1/2 lata de leite condensado (cerca de 200 g)
1/2 lata de milho verde (usei quantidade equivalente em milho fresco debulhado)
2 ovos
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de leite em pó
1/3 de xícara de leite
1 pitada de sal
500 g de farinha de trigo
10 g de fermento biológico seco (2 colheres das de chá)
Fubá para polvilhar

Modo de preparo:

No liquidificador, bata todos os ingredientes, exceto o fermento e a farinha de trigo. Despeje o líquido em uma tigela grande, adicione o fermento, misturando levemente, e em seguida, vá acrescentando farinha aos poucos, até obter uma massa que possa ser trabalhada com as mãos. Transfira para a sua superfície de trabalho levemente enfarinhada e sove até obter uma massa lisa e elástica (como eu precisava brincar com uma pequena muito animada, deixei que a batedeira e o seu gancho preparassem e trabalhassem a massa por mim).

Acomode a massa em uma tigela grande, levemente untada, cubra com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume.

Uma vez que isso aconteça, trabalhe a massa novamente para tirar o gás que se acumulou. A partir daí, modele como quiser: faça dois rolos e acomode em formas médias de bolo inglês forradas com papel manteiga untado e polvilhado com fubá (forre primeiro, depois unte e polvilhe o papel). Ou faça como eu: divida a massa em 20 porções iguais, boleie e acomode em uma assadeira forrada com papel manteiga untado e polvilhado com fubá. Faça cortes na superfície dos pães como desejar e deixe descansar por uma hora.

Faltando 30 minutos para o fim do descanso do pão, ligue o forno a 180ºC. Antes de fornear os pãezinhos, pincele-os com gema (eu preferi pincelar com leite) e polvilhe fubá. Leve ao forno até dourar.

Observação final:

O sabor de milho ficou muito discreto - quase imperceptível - com o uso de milho fresco. Recomendo que você utilize milho em conserva, desses de latinha, para um sabor mais pronunciado.

3 comentários:

fátima disse...

acabei de fazer o pão. delicioso!!

Leili disse...

Já entrou para minha lista! Adoro pão de milho!

Gina disse...

Que legal você ter feito o "famoso" pão de milho...rs!
Muito bom, né?
Bjs.

Printfriendly