Bolo de banana caramelada

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Só este bolo para me fazer enfrentar o medo de fazer caramelo. Só este bolo para converter detratores de bolo de banana. Só este bolo para fazer um menininho enjoado, com dentinhos despontando, aceitar comer alguma coisa.

 Mais uma receita matadora que sai da Technicolor Kitchen para a minha cozinha. Se eu fosse você (ah, como eu queria ser você nessa hora), preparava o bolo e comia um pedação ainda morno, suspirando de contentamento.

   

Receita minimamente adaptada daqui

Ingredientes:
Para as bananas carameladas:
¾ xícara (150g) de açúcar cristal, de preferência orgânico
¼ xícara (60ml) de água
250g de bananas, em pedacinhos de 2cm (cortei em rodelinhas)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal (usei manteiga com sal por pura preguiça de abrir um pacote novo de manteiga)
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Para o bolo: 
½ xícara (100g) de açúcar granulado, de preferência orgânico
¾ de xícara (180ml) de óleo de canola (ou outro óleo vegetal de sabor neutro)
2 ovos grandes, de preferência orgânicos
¼ xícara (65g) de iogurte natural integral
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara + 1 colher (sopa) - 150g - de farinha de trigo
½ xícara + ½ colher (sopa) - 75g - de farinha integral
1 colher (chá) de canela em pó
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Prepare as bananas carameladas: coloque o açúcar e a água em uma frigideira grande (não use antiaderente, porque o fundo escuro não vai permitir controlar a cor do caramelo) e leve ao fogo médio, mexendo somente até dissolver o açúcar – depois disso, não mexa mais, apenas gire a panela levemente algumas vezes. Deixe ferver, aumente o fogo e cozinhe até obter um caramelo. Junte as bananas, a manteiga e a baunilha – cuidado pois o caramelo pode espirrar – e cozinhe em fogo médio, mexendo ocasionalmente, até a banana desmanchar levemente no caramelo e a mistura engrossar. Despeje em um prato e deixe esfriar completamente.

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm e forre o fundo da forma com papel manteiga. Unte o papel também. Bata o açúcar com o óleo e o os ovos até que a mistura engrosse e fique levemente aerada. Junte as bananas, o iogurte e a baunilha. Desligue a batedeira e peneire as farinhas, a canela, o fermento, o bicarbonato e o sal sobre a mistura, incorporando delicadamente com uma espátula.

 Transfira a massa para a forma preparada e asse até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito) - no meu forno, 40 minutos foram suficientes, mas a receita indica 50 minutos. Se eu fosse você, confiaria mais no nariz e menos no relógio.

Nenhum comentário:

Printfriendly