Bolo integral de banana com geleia de banana e baunilha

sábado, 19 de abril de 2014

"Outro bolo de banana, Letrícia?" - Calma, eu explico o motivo. Como eu já devo ter contado em algum momento nos últimos tempos, sou a orgulhosa mamãe de um casal de gêmeos - eles acabam de completar 1 ano e 2 meses. São grandes companheiros em casa, na creche, na alegria... e na doença. Os dois pegaram um resfriado horroroso e exigiram cuidados especiais por uma semana.

Por conta disso, precisei deixar de lado a minha rotina de exercícios. E as bananas, meu combustível pré-treino, ficaram abandonadas na fruteira, morrendo de amadurecer.

Antes que elas estragassem, corri atrás de uma receita diferente de bolo de banana. Achei na fonte mais confiável de receitas matadoras que eu conheço. Fiz uma série de adaptações aos ingredientes que estavam de bobeira em casa (um resto de açúcar demerara e de farinha de trigo integral).

 Também troquei a geleia - fiz uma caseira, de banana, que vi num blog de que tenho gostado muito.

O resultado foi um bolo fofo, cheirosíssimo, 'bico' de fazer - e, segundo meus provadores, delicioso.


Receita livremente adaptada daqui e daqui

Ingredientes:

Para o bolo:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo integral
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de sal
¼ colher (chá) de noz-moscada moída na hora
2 ovos, levemente batidos com um garfo
1 xícara de bananas bem maduras e amassadas (cerca de 4 médias)
1 xícara (200g) de açúcar demerara
½ xícara (120ml) de óleo de canola
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Para a geleia de banana:
1 ¼ a 1 ½ xícaras de bananas maduras bem amassadas
½ xícara de açúcar mascavo claro, apertado na medidora
¼ xícara de manteiga sem sal
3 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (chá) de canela, ou a gosto
1 colher (sopa) de extrato de baunilha, ou a gosto
2 colheres de chá de baunilha em pasta, ou as sementes de 1 vagem de baunilha (opcional - pode substituir por mais extrato de baunilha, a gosto)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de bolo inglês de 22,5x12,5cm, forre com papel manteiga e unte o papel também.

Comece preparando a geleia.  Em uma panela média, misture as bananas, o açúcar, a manteiga e o suco de limão e leve ao fogo médio-alto.

Deixe a mistura ferver descoberta por 15 a 20 minutos, ou até atingir a consistência desejada (lembre-se, a geleia fica mais consistente enquanto esfria). É bom mexer com frequência e verificar a intensidade do fogo para não deixar a geleia queimar.

Diminua o fogo e acrescente a canela, o extrato de baunilha e a baunilha adicional. É bom adicionar aos poucos para que o sabor não fique mais forte do que você deseja. Se o sabor estiver do seu agrado, apague o fogo e deixe a geleia esfriar.

Agora, vamos ao bolo. Em uma tigela grande, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, a canela, o sal e a noz-moscada. Faça um buraco no centro e reserve.

Em uma tigela média, misture os ovos, a banana, o açúcar, o óleo e a baunilha. Despeje no centro dos ingredientes secos e misture apenas até que os secos fiquem úmidos (a mistura será empelotada como massa de muffin).

Transfira a massa para a forma preparada e espalhe uniformemente. Espalhe a geleia sobre a massa, e com uma faca sem ponta ou espátula pequena, misture levemente para obter o efeito marmorizado.

Asse por 55-60 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma por 15 minutos e então desenforme com cuidado. Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente.

Observação final:

Pra quem ficou com vontade de fazer a geleia para consumir depois, num pãozinho ou torradinha, não sei informar ao certo quanto tempo ela dura depois de pronta. De qualquer forma, caso você se anime, a Akemi um dia ensinou uma linda geleia de mexirica e deu instruções bem detalhadas de como proceder para esterilizar os potes de vidro. Corre lá e confere!

2 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Um bolo maravilhoso e muito saboroso.
Bjs

sandra neiva disse...

e eu adoro bolos de banana por isso nunca são demais.
ficou lindo muito lindo e que textura tão boa.

beijinhos

Printfriendly