Brownies de liquidificador (ou de multiprocessador)

terça-feira, 15 de abril de 2014

Não me canso de colecionar receitas de brownie, como vocês já puderam perceber. Quando topei com uma receita que prometia brownies rapidíssimos, feitos em um liquidificador, claro que me interessei e resolvi testar.

Meu liquidificador, que não é nenhum fracote, sofreu para bater a massa, que é muito densa. Foi angustiante ouvi-lo gemer para dar conta de tudo. Mas ele conseguiu e ficou bem depois disso. Mas não pretendo repetir a experiência.

Recomendo que vocês façam como eu, quando repeti a receita, e que a preparem com um multiprocessador potente, que é mais seguro. A não ser que o seu liquidificador seja este daqui (o mesmo da autora da receita).

Ah, sobre os brownies, né? Eu os fiz para presentear dois amigos queridos que aniversariaram recentemente. Eles disseram que estava muito, muito bom. Mas, como há a chance de eles terem sido gentis, testem a receita aê e depois me contem ;-)


(Ai, como é cruel a vida da cozinheira que não pode provar a comida... suspiro.)

 
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

3/4 xícara de manteiga sem sal, derretida (usei 150 g)
2/3 xícara gotas de chocolate meio amargo (usei 70%)
3 ovos
1/2 xícara de cacau em pó não adoçado (usei cacau em pó 100%)
1 1/2 xícaras de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
7/8 de xícara de farinha de trigo (1 xícara menos 2 colheres de sopa)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC e forre uma assadeira quadrada de 20 cm com papel alumínio (deixe sobrar papel alumínio dos lados para facilitar a remoção dos brownies quando eles esfriarem).

A partir deste ponto, vá por sua conta e risco - e só se o seu liquidificador tiver copo de vidro e for muuuuito valente.

No copo do liquidificador, junte a manteiga derretida ainda quente e as gotas de chocolate. Tampe e bata até que o chocolate se derreta e a mistura fique uniforme. Aguarde amornar um pouco para adicionar os ovos, o cacau, o açúcar e a baunilha. Tampe o liquidificador novamente e pressione o botão "pulsar" até homogeneizar a mistura.

Seu liquidificador já fraquejou ou ainda está esbanjando vitalidade? Se ele ainda estiver bem, talvez dê conta do próximo passo - a farinha. Coloque-a no copo, tampe e pulse até incorporá-la à massa.

Pronto! Agora é só deitar a massa na forma preparada e levar ao forno por uns 30 minutos, ou até que o brownie passe no teste do palito (isto é, palito com migalhas úmidas).

Observação final:

Como contei antes, preparei brownies para dar de presente, por isso assei-os em forminhas descartáveis de alumínio, que são mega práticas e não precisam ser untadas.

Nenhum comentário:

Printfriendly