Brownies de Stout

terça-feira, 8 de abril de 2014

Ariano Suassuna levou 57 anos para assumir que não gostava de café. O hômi também levou uns bons meses para admitir que não gosta de cervejas stout - aquelas escuras, fortes, de grãos bem torrados. Mas, finalmente, aconteceu.

A história começa no Natal de 2012, quando dei de presente a ele uma assinatura mensal de um pack de cervejas especiais. Por conta disso, ele, que quase nunca tomava cervejas stout, teve a chance de prová-las mais frequentemente. E então, 14 meses depois, pôde concluir - elas não fazem o seu tipo.

Não posso ajudá-lo a bebê-las porque estou de dieta. Mas posso dar um fim nobre a elas, usando-as em comidinhas gostosas, como esses brownies. Não os comi, mas quem provou achou incríveis.


Receita ligeiramente adaptada daqui

Ingredientes:

5 colheres (sopa) - 70g - de manteiga sem sal, picada
250g de chocolate ao leite, picadinho (usei um chocolate ao leite com aroma de cappuccino da Callebaut)
½ xícara + 1 colher (sopa) - 80g - de farinha de trigo
½ xícara (45g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
1 pitada de sal
3 ovos grandes
½ xícara + 1 colher (sopa) - 112g - de açúcar cristal
3 colheres (sopa) - 40g - de açúcar mascavo – aperte-o na colher na hora de medir
1 colher (chá) de extrato de baunilha
225ml de Guinness ou outra cerveja do tipo stout (usei Insana, uma stout nacional)
¾ xícara (125g) de gotas de chocolate meio-amargo (usei 70%)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre com papel alumínio deixando sobras em dos lados opostos, formando “alças”, e unte o papel também.

Derreta a manteiga em uma panelinha em fogo médio. Retire do fogo, junte o chocolate e aguarde 1 minuto. Misture até o chocolate derreter completamente e então deixe esfriar um pouquinho.

Em uma tigelinha, misture com um batedor de arame a farinha, o cacau e o sal. Reserve.

Na tigela grande da batedeira, usando o batedor de arame, bata os ovos e os açúcares em velocidade alta até combinar bem. Junte a baunilha. Em velocidade baixa, acrescente o chocolate derretido com a manteiga, raspando as laterais da tigela com uma espátula ao longo do processo.

Ainda em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos e, por fim, a cerveja. Termine de incorporar os ingredientes com uma espátula de silicone. Sua massa ficou totalmente líquida? Calma, amigue, me dê a mão e respire fundo, que é assim mesmo.

Despeje a massa na forma preparada e salpique com as gotas de chocolate (força na peruca, que a massa vai ficar totalmente líquida). Asse até que um palito inserido no centro do brownie saia com algumas migalhas úmidas, cerca de 50 minutos (demora mesmo, não se assuste).

Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Remova os brownies da forma com o auxílio das “alças” de papel alumínio e corte em quadradinhos.

Se gostar de um sabor mais pronunciado de cerveja, sirva-os levemente aquecidos. Se preferir fazer suspense quanto ao ingrediente secreto do brownie, sirva frio.

Nenhum comentário:

Printfriendly