Friands de castanha-do-pará com geleia de graviola

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Há dez dias foi aniversário da minha mãe e eu quis homenageá-la com um bolo gostoso. Mas, como sei que ela está sempre de olho na balança, resolvi fazer bolinhos pequeninos e fáceis de compartilhar. E, já que seriam pequenos, poderiam ser mais gorditos - como os delicados e untuosos friands. Pra completar, resolvi apostar nos mágicos sabores do Pará, terra da mamãe. Formô.

Gente, que cheiro esses danadinhos têm. Podia sentir o perfume deles mesmo no dia seguinte ao seu preparo. Além de cheirosos, são fofinhos e realmente deliciosos. Pra vocês terem uma ideia, o hômi ficou apaixonado por eles - mesmo não gostando nem de castanha-do-pará, nem de geleia de graviola.

Quer mais um motivo para prepará-los? São muito, muito fáceis de fazer. Além de serem uma forma bem nobre de dar fim às claras que sobram de uma receita de quindim, por exemplo.


Receita adaptada da minha fonte preferida de receitas matadoras

Ingredientes:

75g de farinha de trigo, peneirada
210g de açúcar de confeiteiro, peneirado
100g de farinha de castanha-do-pará (fiz a minha processando muito bem 100g de castanhas descascadas)
4 claras
180g de manteiga sem sal, derretida
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¼ xícara de geleia de graviola (a que eu usei foi feita pela minha mãe mesmo - é divina! -, mas use a geleia de sua preferência)

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga 10 forminhas caneladas com capacidade para ½ xícara (120ml) de massa cada*.

Numa tigela, misture a farinha de trigo, o açúcar de confeiteiro e a farinha de castanha-do-pará. Faça um buraco no centro e nele adicione as claras, a manteiga e a baunilha. Misture bem.

Divida a massa entre as forminhas preparadas e, em cada uma delas, acrescente ½ colher (chá) de geleia.

Leve ao forno até que dourem e estejam assadinhos por dentro (faça o teste do palito).

Deixe esfriar nas forminhas por 5 minutos e então desenforme com cuidado. Transfira para uma gradinha e esfriar. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir (opcional).

*usei forminhas próprias para financiers (como estas) e obtive 12 barrinhas. Com o que sobrou da massa, fiz mais 4 bolinhos em forminhas de muffin caneladas com capacidade para 1/3 de xícara.

2 comentários:

Sofia disse...

Hmm, que deliciosos bolinhos.
Fiquei com água na boca.

Eva Gonçalves disse...

Lindos, com um café ou chá devem ficar ótimos.

Printfriendly