Bolinhos de atum para crianças

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Meus bebês já não são mais tão bebês. Suas mãozinhas curiosas querem participar das refeições, ajudando a levar a comida à boca. Mas os dentinhos, não tão numerosos, pedem por quitutes fáceis de mastigar. Por isso, venho fuçando a internet toda em busca de receitas simples, saudáveis e gostosas para os meus comensais mais exigentes.

Há cerca de um mês, descobri um site bacanérrimo (que, de tão legal, virou revista no começo deste ano): o australiano One Handed Cooks. O nome - "cozinheiros de um mão só", numa tradução livre - parece esquisito, mas faz sentido se você já teve que segurar um bebê no colo enquanto mexia uma panela. Estou adorando as ideias de pratos e preparos que eles dão.

Esses bolinhos, preparei adaptando uma receita deles. São deliciosos, com recheio macio e casquinha levemente crocante. O hômi sempre belisca um pouquinho quando os sirvo para as crianças. Transcrevo a seguir a receita como eu a preparei.

Bolinhos de peixe assados
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

1 colher (chá) de azeite
1/2 cebola picadinha
1 xícara de batata descascada e cortada em cubinhos
1 xícara de batata-doce descascada e cortada em cubinhos
1 cenoura média ralada
1/3 de xícara de ervilhas congeladas
1/3 de xícara de milho verde em conserva
1 lata de atum ralado em água e sal, bem escorrido
1 ovo

Para empanar os bolinhos:
1 xícara de migalhas de pão integral (não tinha pão em casa, é mole? - triturei biscoito salgado no processador de alimentos e usei)
2 ovos, levemente batidos

Bolinhos de peixe assados

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas no vapor até que fiquem macias. Amasse-as ainda quentes e reserve.

Com o auxílio do processador de alimentos (pode usar um passador de legumes, tipo passe-vite), triture o milho e a ervilha para que fiquem em pedaços mais palatáveis para gente sem muitos dentes. Reserve também.

Numa panela, aqueça o azeite e refogue a cebola, seguida da cenoura, até que fiquem macias.

Pronto! Agora é só combinar todos os ingredientes em uma tigela grande: batatas, milho verde triturado com ervilhas, atum, cenoura refogada com cebola. Misture bem e corrija o sal, se julgar necessário. Acrescente então o ovo. Misture bem. Se achar que a mistura ficou excessivamente mole, acrescente um pouco de migalhas de pão para dar liga (eu preferi não colocar nada para obter bolinhos mais macios). Se der tempo, leve essa massa à geladeira por 1h para que fique mais consistente.

Chegou a hora de modelar os bolinhos. Você pode usar uma colher medidora com capacidade para 1 colher de sopa ou uma cookie scoop. Forme bolotas e aperte-as levemente para que fiquem mais achatadinhas.

Num prato fundo, bata os ovos. Em outro, acomode as migalhas (de pão ou de biscoito). Passe os bolinhos de massa pelo ovo (com cuidado para não deixá-los desmanchar) e, em seguida, pelas migalhas.

A partir desse ponto, você tem três caminhos possíveis:

1. Congelar os bolinhos: acomode-as em uma assadeira e leve ao freezer, destampadas mesmo, por umas 2h, até que congelem. Passado esse período, acomode-os todos juntos em um saco próprio para freezer.

2. Fritar os bolinhos: aqueça um fio de óleo de canola ou girassol em uma frigideira grande e frite os bolinhos por alguns minutos, de cada lado. Retire da frigideira e escorra em papel toalha.

3. Assar os bolinhos (achei melhor que fritar): pincele levemente uma assadeira com azeite. Acomode os bolinhos sobre ela, deixando um pouco de espaço para ficar fácil de manusear. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 15 minutos, virando os bolinhos na metade do tempo.

Ah, caso você opte por congelar os bolinhos, não é necessário descongelá-los antes de fritar/assar. Vão direto do freezer para a ação.

3 comentários:

Meire disse...

Letrícia, que saudades. Desculpa a empolgação, você nem me conhece. Mas lia seus posts desde da época das sopinhas (2007), sem querer achei seu blog de novo, você havia parado de postar, e ainda descubro que você tem bebês? que linda! Ó, tô com saudades das sopas, hem?

Beijoca, só gostaria de receber os posts por e-mail, não tem essa opção.

m.ndombaxi@gmail.com

Letrícia disse...

Oi, Meire! Você pediu, eu ouvi! Acabei de colocar no blog uma ferramenta para receber postagens por e-mail. Obrigada por suas palavras tão carinhosas, pela visita e pela sugestão!

Beijos!

Meire disse...

Letrícia, agradeço o carinho. Gosto ainda mais de você agora e não vou te perder mais.......

Beijoca, linda!!!

Printfriendly