Bolo de coco e chocolate

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Na semana da Páscoa, as crianças ganharam da creche um bolinho de chocolate para levar para casa - na verdade, o bolinho era de cacau em pó, e sem lactose ou glúten, para contemplar também as crianças com intolerâncias e alergias alimentares. Bolinhos simples, sem cobertura, recheio, nada.

Confesso que fiquei com ciuminho quando vi meus pequenos devorando os bolinhos com tanto gosto. Assim, quando vi a lindeza de bolo que a querida Rachel publicou em seu blog, corri para a cozinha para preparar.

A receita original pedia farinha de coco. Como eu não tinha em casa e não estava disposta a esperar até que eu pudesse sair para comprar, resolvi seguir uma dica que vi em algum canto dessa internet: moí coco ralado no liquidificador até ficar fininho e usei no lugar da farinha de coco.

Imagino que fiquem ainda mais gostosos com cobertura e recheio. Mas sem nada, os bolinhos já são um absurdo de bom. As crianças ficam eufóricas ao vê-los em seus pratinhos. Mesmo o hômi, que torce o nariz para qualquer receita "sem" (sem glúten, sem lactose...), adorou.

Bolinhos de cacau e coco
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

3 ovos + 1 clara
½ xícara (chá) de leite de coco
¼ xícara (chá) de óleo de coco
1 xícara (chá) de coco ralado, seco, não adoçado
½ xícara (chá) de cacau em pó
1 xícara (chá) de açúcar de coco (por acaso tinha em casa, mas pode substituir por açúcar mascavo ou demerara)
2 colheres (sopa) de chia em grão (omiti)
1 colher (sopa) de fermento em pó
Óleo de coco para untar

Modo de preparo:

Moleza – receita de liquidificador, quer coisa melhor?

Comece batendo o coco ralado sozinho até que ele fique mais fininho. Em seguida, some os demais ingredientes, com exceção do fermento, e bata até ficar bem homogêneo. Por fim, com o auxílio de uma colher de pau, misture delicadamente o fermento à massa.

Deite a massa na forma desejada – pode ser uma redonda, com 18 cm de diâmetro, uma forma média de bolo inglês ou forminhas de muffin (quantas forem necessárias - veja a observação final).

Leve ao forno preaquecido a 180ºC até que o bolo passe no teste do palito.

Deixe esfriar completamente sobre uma grade antes de desenformar e servir.

Observações finais:

* Para facilitar o fracionamento do bolo para o lanche das crianças, assei-o em formatos menores - usei 1 assadeira para mini-muffins com 12 cavidades e 10 forminhas para muffin de tamanho médio, de silicone. O que aprendi com isso: as forminhas devem ser preenchidas até 2/3 da capacidade, estourando. Fui abusada, preenchi minhas forminhas de papel com 3/4 da capacidade e terminei com uma bela lambança no forno. Se usar forminhas de papel para forrar as assadeiras, prefira as revestidas com alumínio por dentro (a massa gruda muito nas forminhas de papel comuns).

* Update (set/2015): Às vezes a gente se deixa levar pelo entusiasmo de gente bem intencionada - profissionais da área de nutrição, inclusive - e se joga em um determinado ingrediente, confiando em seus benefícios à saúde. Foi o caso do óleo de coco. Hoje, sabe-se que ele não é tão amigão da saúde assim (veja o posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica). Assim, fique à vontade para substituir o óleo de coco utilizado nesta receita por outro de sua preferência.

3 comentários:

Michele disse...

Que delícia! Vou fazer com certeza!
Ah, eu geralmente faço leite de coco em casa e seco o resíduo, uso essa farinha nos bolos! Super fácil também!
Boa semana!

Tertúlia da Susy disse...

Ai que delicia devem ser, estou a babar!
Bjs

Isabella disse...

Esses bolinhos parecem ótimos! Quanto ao 'ciuminho' pelo entusiasmo dos pequenos por pratos 'alheios', já senti várias vezes com as minhas pequenas e a minha reação foi a mesma: ir atrás da receita na fonte, ou se não fosse possível, algo semelhante na internet... Será que esse é um comportamento comum entre as mães?
Ah! Sei de uma coisa pouco comum: ter açúcar de coco na despensa. Eu nem sabia da existência de tal produto! Mas acho que isso eu não acho tão facilmente pelos lugares que passo. Na verdade, nem sei se o usaria devidamente! Beijo!

Printfriendly