Pãezinhos fáceis pra Lara

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Lara é minha sobrinha, uma mocinha linda e curiosa, cheia de ideias e projetos na cabeça (quer conhecê-la melhor? Ela tem um blog fofo!). Gosta de desenhos animados, de trabalhos manuais, de bichos e plantas e de aprontações na cozinha. Outro dia, ela corajosamente enfrentou sua primeira receita de pão - com o apoio imprescindível da mãe, é bem verdade. Era uma receita enorme, de mais de um quilo de farinha, que ela trabalhou com suas mãos de menininha, de dedo machucado e tudo mais. Ô, sofrimento.

Como sou uma grande entusiasta da panificação e não quero que um começo traumático a impeça de seguir em frente, resolvi pesquisar por aí até encontrar uma receita que lembrasse a que ela fez, mas que fosse pequena e fácil de verdade.

Mais uma vez, Sara Lewis me socorreu com suas receitas simples e precisas. A receita que testei é bem básica e pode ser incrementada ao gosto do freguês - é possível acrescentar raspas de cítricos e/ou frutas secas à massa, rechear os pãezinhos com chocolate, enfeitá-los com glacê... o céu é o limite.

Optei por fazer os pãezinhos sem enfeite algum, só uma pincelada de manteiga antes e depois de levá-los ao forno. O resultado: pãezinhos levemente adocicados, fofos, macios e cheirosos. Perfeitos para comer com manteiga, geleia, requeijão, recheados com queijo e presunto...

Pãezinhos fáceis para Lara
Receita adaptada daqui

Ingredientes:

2 ovos batidos
3 colheres (sopa) de leite morno
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 colher (chá) de sal
250 g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
3/4 de colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
Um pouquinho de manteiga derretida para pincelar os pãezinhos antes e depois de sair do forno

Modo de preparo:

Larinha, o maior trabalho que você vai ter é convencer a mamãe a ser sua assistente e emprestar aquela linda batedeira cor de pistache. Peça sempre a ajuda dela quando for usar o forno, a batedeira ou facas, ok?

Na tigela da batedeira, coloque a farinha, o sal, o açúcar e o fermento. Misture bem com uma colher de pau ou espátula. Junte a manteiga em pedacinhos. Com as mãos, vá agregando a manteiga à mistura de farinha até que não haja mais manteiga aparente, só uma 'farofinha'.

Equipe a batedeira com o batedor de gancho (para massas pesadas) e prenda a tigela com a mistura de farinha no encaixe. Faça uma cova no meio dessa mistura e despeje ali os ovos batidos e o leite. Pronto! Agora e só deixar a batedeira cuidar da massa para você. Isso deve demorar uns 5 minutos, em velocidade lenta a média. Ao final deste período, a massa já vai ter ficado bem lisa e uniforme. Já não vai mais estar grudando na mão ou nas laterais da tigela, também.

Retire a massa da tigela da batedeira e forme uma bola com ela. Acomode-a em uma outra tigela, média, levemente untada com um pouco de óleo ou manteiga derretida. Gire a tigela para que a massa role e fique totalmente coberta de óleo. Cubra com filme plástico e deixe crescer em local quentinho até dobrar de volume (por volta de 1h, mais ou menos - tenha paciência! Vale a pena!).

Passado esse tempo, despeje a massa na sua superfície de trabalho - pode ser a bancada da pia, a mesa da sala, onde você preferir. O importante é que ela seja plana, simples de limpar e que tenha uma altura boa pra você. Estique a massa e e dobre-a ao meio algumas vezes, apertando bem para tirar o gás que se acumulou dentro dela.

Agora é hora de dividir a massa em seis partes e modelar os pãezinhos - pode ser bolinha, bisnaguinha ou qualquer outra forma que você gostar. Eu gosto de usar uma balança ao dividir a massa para garantir que todos os pães tenham o mesmo tamanho. Assim, eles levam o mesmo tempo para assar.

Acomode os pãezinhos em uma assadeira untada e polvilhada com farinha, cubra com um pano de prato ligeiramente umedecido e deixe crescer novamente por uns 30 minutos sobre o fogão. Aproveite e ligue o forno a 200ºC.

Antes de colocar os pãezinhos no forno, pincele-os com manteiga derretida. Asse-os por uns 13 minutos ou até que eles fiquem bem douradinhos. Coloque-os sobre uma grade para esfriar e pincele-os novamente com manteiga (cuidado para não se queimar, hein?). Aguarde até que eles fiquem morninhos antes de comer.

6 comentários:

Daniel Souza disse...

Adorei a receita e vou fazer. Visitei o blog da Lara, que garota interessante! Pelo visto, o talento é coisa de família. Abração Letícia.

Tertúlia da Susy disse...

Que maravilha!

Marly disse...

Oi, Le,

Só pude voltar à Internet ainda há pouco. Hoje eu tive um dia daqueles, à tarde também fiz pães, rsrs.
Mas que menininha mais corajosa essa Lara, vou já lá conhecer o blog dela, rsrs.
Receita de pão tão exata e que produz pãezinhos assim lindos a gente não pode desprezar, vou salvar esta.
Quanto ao bolo 'custard' é sem dúvida uma versão do bolo mole. Não é curioso que este povo esteja descobrindo agora este bolo já tão conhecido dos nordestinos brasileiros? rsrs. Não acho nada difícil que isso já seja efeito da Internet.

Beijo e boa noite

Isabella disse...

Quando comecei a ler as primeiras linhas da postagem, tive que me controlar pra não deixar as lágrimas interferirem na leitura. A Lara ainda não viu, mas certamente vai adorar e já vou providenciar os ingredientes pra receita que devem entrar pra to-do list do fim de semana dela! Dessa vez, acho que ela vai conseguir botar a mão na massa sozinha, graças à facilidade da receita e à recuperação do dedinho luxado. Obrigada pelo carinho e por me ajudar a incentivá-la nas artes culinárias! Você realmente é uma grande inspiração pra nós e pros seus seguidores! A Lara sempre pontua: 'Nossa mãe, como a tia consegue fazer essas receitas, trabalhar e ainda cuidar dos bebês!' É mesmo incrível! Beijos!

Lylia Diógenes disse...

Que fofo o blog da Lara, Letrícia! Fui lá conhecer e fiquei encantada com a sensibilidade. Lindo!
Eu adoro fazer pão, me relaxa.
Gostei dessa receita e assim que o tempo me permitir vou experimentá-la.
Bj,
Lylia

Valentina disse...

Que fofinho o blog dela. Bem menina, com plantinhas, o cookie mostre na foto me deixou toda animada - sou super fa do cookie mostre..Estes pãezinhos ficaram tao fofos.

Printfriendly