Caponata - ou quase isso - ao forno

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Sabe quando você faz uma comidinha, prova e se surpreende ao ver sair da sua boca, sem a menor modéstia - "está sensacional"? Foi o que aconteceu com esse arremedo de caponata - na verdade, um antepasto de legumes inspirado neste que a Neide publicou há alguns anos em seu saboroso Come-se. Já é a terceira vez que o preparo, mas dessa vez registrei as quantidades para compartilhar aqui.

Como estou de dieta (ah, a dieta), fiz algumas adaptações para poder inclui-lo no meu dia a dia: não usei castanhas, troquei o açúcar por sucralose e diminuí muito a quantidade de azeite. Ficou tão bom!...

Caponata de forno
Receita inspirada nesta daqui

Ingredientes:

3 berinjelas médias
3 abobrinhas italianas médias
300 g de tomate-uva
5 dentes de alho gordinhos
1 pimentão amarelo
2 cebolas roxas médias
3 colheres (sopa) de alcaparras em conserva, passadas em água e escorridas
3/4 de xícara de passas pretas
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
2 colheres (sopa) de sucralose para uso culinário
1 colher (sopa) de flor de sal
1 colher (sopa) de tomilho seco
1 colher (sopa) de orégano seco
1 boa pitada de pimenta calabresa
1 boa pitada de alecrim seco

Modo de preparo:

Higienize os tomates, as abobrinhas, as berinjelas e o pimentão. Corte-os em cubinhos de mais ou menos 1 cm e acomode-os em uma tigela grande, com tampa. Descasque os dentes de alho e as cebolas. Corte o alho em pedaços grandes e a cebola em cubos de 1 cm. Acrescente-os à tigela, junto com os outros legumes. Some, por fim, as passas e as alcaparras à mistura.

Despeje sobre os legumes o vinagre balsâmico, as ervas secas, a pimenta calabresa, a flor de sal e a sucralose. Tampe bem a tigela e gire-a vigorosamente para que os legumes fiquem bem distribuídos e temperados de forma uniforme.

Deite uma colher de sopa de azeite no fundo de uma assadeira grande, própria para assados (precisa ser funda para acomodar todos os legumes). Espalhe bem e despeje, por cima, os legumes temperados. Deite o restante do azeite sobre os legumes.

Leve ao forno preaquecido a 180ºC até que os legumes fiquem bem macios (2 horas, mais ou menos). O antepasto pode ser servido morninho ou em temperatura ambiente.

Rendimento: Ai, não pesei. Mas foi o suficiente para encher um pote de vidro com capacidade para 2,4 l.

Observações finais:

Varie os ingredientes como achar melhor - acrescente azeitonas, nozes ou pinoles, use pimentões de outra cor, bote para jogo aquele resto de alho-poró ou talinhos de salsão. Os condimentos também são  totalmente adaptáveis ao seu gosto - use os que preferir e na quantidade que achar melhor.

Para uma caponata mais próxima da autêntica, sugiro preparar uma receita dada por um italiano, como esta daqui ou esta de cá.

Nenhum comentário:

Printfriendly